A pele do recém-nascido é particularmente frágil e sensível. Mas a natureza encarregou-se de a proteger ainda no ventre materno revestindo-a com uma camada de gordura que também ajuda o bebé a deslizar para o exterior durante o trabalho de parto.
Vernix do recém-nascido: o que é e para que serve?
Quando nasce, a pele do bebé está revestida por uma camada de gordura denominada vernix (vernix caseosa que significa, verniz cremoso).
Esta camada de gordura, protege a pele contra os efeitos do contacto permanente com o meio húmido do útero e atua como um lubrificante durante o trabalho de parto, ajudando o bebé a deslizar pelo canal de parto até ao exterior.
Quando se forma o vernix?
Durante os últimos meses da gestação, as glândulas sebáceas tornam-se particularmente ativas e revestem todo o corpo do bebé com esta substância esbranquiçada. Esta cor resulta da mistura da gordura produzidas pelas glândulas sebáceas e das células de descamação do feto.
Qual a função do vernix depois do nascimento?
Após o nascimento, o vernix atua como uma camada isoladora ajundando o recém-nascido a lidar com a descida repentina de temperatura. Habituado a viver num ambiente protegido, com uma temperatura amena e constante, o recém-nascido é empurrado para um mundo completamente hóstil e frio.
Esta camada de gordura também atua como um agente protetor contra infeções ligeiras durante os primeiros dias de vida.
Deve retirar-se o vernix da pele do recém-nascido?
Algumas mães deixam que esta camada protetora fique na pele do bebé até desaparecer naturalmente. Outras preferem limpar a pele do bebé no banho.
Como a pele do recém-nascido é extremamente sensível, os banhos devem ser rápidos e usados produtos adequados à pele frágil do bebé. Não são necessários produtos distintos para lavar a cabeça e o corpo do bebé.