O bebé pode tomar banho diariamente. Verdade.
Deve dar-se banho ao bebé pelo menos uma vez por dia. Em dias muitos quentes ou quando o bebé se suja muito, pode dar-se um segundo banho.
A água do banho do recém-nascido precisa de ser sempre fervida. Mito.
Não é preciso ferver a água do banho do bebé desde que haja boas condições de higiene do depósito da água. Só se não tiver certeza da procedência e segurança da água é que deve fervê-la.
A temperatura da água do banho pode ser mais elevada após os 6 meses de idade. Mito.
A água do banho do bebé deve manter-se nos 36-37º, seja nas estações quentes ou frias e independentemente da idade para evitar queimaduras e desidratação da pele. Para testar a temperatura da água, use o cotovelo, as costas das mãos ou um termómetros para o banho.
O bebé pode tomar banho de chuveiro. Verdade.
A partir dos 3 ou 4 meses, o bebé pode tomar banho de chuveiro. A pressão deve ser fraca e a temperatura devidamente controlada antes de tocar a pele do bebé.
O bebé pode afogar-se num palmo de água. Verdade.
Um bebé pode afogar-se num palmo de água se for deixado sozinho na banheira porque não se consegue virar. Dez centímetros de água são suficientes para dar banho ao bebé mantendo-se sempre seguro com uma mão que passa pelas costas do bebé e o segura no braço em pinça para não escorregar, enquanto o banha com a outra.
O bebé pode tomar banho depois de comer. Verdade.
O bebé pode tomar banho depois de comer desde que se controle a temperatura da água. Se houver uma grande diferença entre a água e a temperatura corporal, corre-se o risco de haver um “choque térmico”, que vai deslocar o sangue do estômago e intestinos, onde se acumula depois de comer. Se o banho for morno não há problema em dar banho ao bebé após as refeições.
Aplicar pó de talco após o banho previne a assadura da fralda. Mito.
Hoje em dia a utilização de pós de talco é completamente desaconselhada. Se quiser mesmo usar um protetor para a zona íntima, utilize uma creme específico.
A área do coto umbilical não pode ser molhada. Mito.
A lavagem da ferida umbilical durante o banho ajuda a cicatrizar e a diminuir o risco de infeção. Depois do banho seque cuidadosamente o coto umbilical e, até que o processo de cicatrização e queda termine, passe álcool a 70º.
Para temperar a água do banho deve colocar-se primeiro a água fria. Verdade.
Se não tiver uma torneira misturadora que controle a temperatura, coloque sempre a água fria primeiro e só depois a quente. Se um bebé maior saltar para a banheira antes do tempo nunca se queimará porque a temperatura da água estará morna.
Os bebés precisam de um produto de higiene para o cabelo e outro para o corpo. Mito.
Nos primeiros meses, o cabelo do bebé pode ser lavado com o mesmo produto com que lava o corpo. O produto pode ser misturado na água do banho e usado para lavar todas as partes do bebé. Use uma quantidade mínima.
O cabelo do bebé pode ser seco com o secador. Verdade.
Pode usar-se o secador de cabelo desde que na opção mais fraca e agitando-o para que o calor não se concentre apenas num local da cabeça, provocando queimaduras.
O bebé pode tomar banho a qualquer hora do dia. Verdade.
O bebé pode tomar banho a qualquer hora do dia mas é importante que estabeleça uma rotina diária. O banho pode ajudar o bebé a descontrair antes de ir para a cama ou a acordar pela manhã. Rapidamente perceberá o ritmo e as preferências do seu bebé quanto à hora do banho.