A frequência e quando começar a dar banho ao bebé costuma gerar muitas dúvidas nas mães, especialmente as de primeira viagem.
De acordo com os pediatras, os recém-nascido podem começar a tomar banho desde o primeiro dia e todos os dias.
Ferida umbilical
Durante muito tempo, recomenda-se o banho por partes para evitar molhar a zona do cordão umbilical. Hoje em dia, essa questão não se coloca uma vez que a água não provoca infeções ou outras complicações no coto umbilical, pelo contrário.
A lavagem da zona umbilical ajuda a limpar a ferida e acelera a sua cicatrização. Após o banho, toda a área deve ser muito bem seca com uma compressa para evitar o desenvolvimento de bactérias. Depois de secar, aplique álcool a 70º e, depois de cair, uma pomada antissética.
Produtos adequados à sensibilidade da pele do bebé
Para dar banho ao bebé, e porque a pele do recém-nascido é extremamente sensível, escolha produtos adaptados à pele do bebé. Não é preciso usar muito produto. Uma pequena quantidade é suficiente para a higiene diária.
Segurança e temperatura da água
Quando se dá banho ao bebé, deve ter-se tudo o que for necessário à mão. O bebé nunca deve ser deixado sozinho porque se pode afogar ou cair.
A água deve estar morna (36-37º). Pode testá-la com o seu cotovelo ou com as costas das mãos. Também há termómetros específicos para testar a água do banho do bebé.
A temperatura da água do banho não deve aumentar quando é mais crescido. A água deve ser sempre morna. À medida que cresce, é provável que o bebé aprecie banhos mais longos, para brincar com a água, coisa que os bebés adoram fazer.
O bebé não deve ser colocado na banheira enquanto deita a água mas apenas quando esta está devidamente temperada. Dez centímetros de altura são suficientes para dar banho ao bebé. Mesmo assim, nunca deve ser deixado sozinho na banheira porque o risco de se afogar numa pequena quantidade de água é elevado.
A banheira do bebé
As banheiras específicas podem ser úteis porque são mais seguras para o bebé. Coloque-a num local fixo, a uma altura que lhe permita dar banho de pé para poupar as suas costas e facilitar o manuseamento do bebé. Esvazie-a depois de tirar o bebé para que não se assuste com o barulho da água.
Depois do banho
Não há um tempo ideal para o banho do bebé. Depende do tempo que você tem para o fazer e da disposição do bebé. No entanto, o banho deve ser um momento de descontração e dado com calma.
Após o banho, envolva de imediato o bebé na toalha e seque bem a pele mas sem a esfregar. Se possível a toalha deve ser trocada diariamente, especialmente nas estações húmidas, para evitar o desenvolvimento de fungos e bactérias.
Para terminar o banho de modo relaxante, coloque um pouco de creme do bebé nas mãos e faça uma massagem suave. Converse com o seu bebé enquanto o faz, descrevendo, por exemplo, os movimentos que está a executar.