A pele do recém nascido é muito sensível e delicada. Por ter estado vários meses protegida na barriga da mãe, a pele do bebé tem uma tendência para irritação fácil. Até o simples contacto com as suas próprias roupas. Por isso, é necessário extra cuidado ao seleccionar e como tratar a roupa do bebé, de modo a respeitar essa sensibilidade.
Dicas para tratar a roupa para a chegada do seu bebé
Materiais
Prefira sempre as roupas 100% algodão, evitando os tecidos sintéticos e lãs com contacto direto com a pele. O algodão, por ser uma fibra natural de origem vegetal, permite à pele “respirar”. Por isso, é um tecido mais leve e confortável, para o bebé. Também, se o seu bebé sofrer de alguma atopia da pele, as roupas 100% algodão são mais indicadas para o alívio dos sintomas.
Etiquetas e costuras
Retire todas as etiquetas das roupas e procure peças com costuras suaves. Sobretudo, se estas roupas ficarem em contacto directo com a pele do bebé. As etiquetas e costuras podem ser pontos de abrasão na pele do bebé. Pretende-se assim, eliminar esse pontos de fricção.
Lavagem e secagem
Lave toda a roupa nova antes de usar no bebé, de modo a eliminar sujidade residual das fábricas e lojas. A lavagem aplica-se tanto às roupas de bebé, como fraldas de pano, lençóis, toalhas, cobertores e mantas. Qualquer roupa que contacte com o bebé, deve ser lavada com detergente suave específico para bebé, ou sabão neutro, como por exemplo, o sabão azul. Pode usar uma lixívia delicada para remover algumas nódoas, desde que enxague a roupa abundantemente. Deve-se evitar a utilização de amaciadores.
Pode tratar a roupa do bebé na máquina, mas é recomendado que lave sempre separada do resto da roupa da família, até aos 4-6 meses. Recomenda-se que a roupa tenha enxaguamento extra, para eliminar qualquer detergente ou sabão residual, tanto na lavagem à máquina, como à mão.
É recomendado enxugar a roupa ao sol, para eliminar bactérias, ou passar a roupa do bebé a ferro.
Resumo de como tratar a roupa do seu bebé:
- Prefira roupas 100% algodão.
- Evite tecidos sintéticos e as lãs em contato direto com a pele.
- Retire todas as etiquetas que estejam em contato com a pele do bebé.
- Toda a roupa do bebé deve ser lavada antes de usada.
- As fraldas de pano, lençóis, toalhas, cobertores e mantinhas também devem ser lavados antes de usados.
- Aconselha-se a utilização de detergentes específicos para bebé ou sabão neutro (o tradicional sabão azul) para minimizar o risco de alergias.
- A roupa do bebé pode ser lavada à máquina mas, durante os primeiros 4 meses de vida, deve lavá-la separadamente da restante roupa da família e da casa.
- Lavada à máquina ou à mão, é fundamental que a roupa seja muito bem enxaguada para não ficarem resíduos de detergente na roupa.
- Utilize lixívia suave e enxague abundantemente.
- Evite a utilização de amaciadores.
- A roupa do bebé deverá ser passada a ferro ou exposta ao sol para eliminar bactérias.