A pele dos bebés é muito diferente da pele dos adultos pois é mais fina, mais sensível e, por isso, mais propensa a irritações e também a perder humidade. Como tal, é muito importante que a pele do seu bebé seja cuidada com produtos adequados às suas características. Para isso, é também fundamental saber escolher o creme hidratante do seu bebé.
Com tantas marcas de cosméticos com linhas específicas para bebés, pode tornar-se complicado escolher a mais adequada. As características da pele do bebé devem ser o fator mais importante para determinar a sua escolha. Assim, apresentamos 5 dicas para escolher o creme hidratante do seu bebé que seja adequado.
Quanto menos ingredientes, melhor
Se a lista de ingredientes é longa, o melhor é evitar comprar, a menos que saiba em que consistem esses componentes. Um bom creme ou loção para bebé não requer muitos ingredientes para ser eficaz.
pH neutro ou ligeiramente ácido
A pele do bebé possui uma camada que ajuda a protegê-lo das infeções, com pH ácido. Assim, para não alterar esse pH naturalmente ácido, o creme hidratante do seu bebé deve possuir um pH semelhante.
Sem perfume e hipoalergénico
Esqueça o “cheirinho a bebé”. Mesmo que a pele do seu bebé não seja atópica, prefira um creme hidratante sem qualquer fragrância ou perfume. Ao comprar um creme com perfume, estará a colocar químicos desnecessários na pele do seu bebé. Há cada vez mais reações alérgicas aos creme hidratantes devido aos perfumes que contêm. Prefira ainda os cremes hidratante hipoalergénicos e testados sob controlo dermatológico. Se a pele do seu bebé é extremamente sensível, os produtos para bebés prematuros poderão ser adequados.
Os óleos e manteigas são particularmente hidratantes e protetores da pele
Os cremes hidratantes que contêm óleos vegetais e manteigas, como óleo de amêndoas doces ou de calêndula, por exemplo, ajudam, por exemplo, a aliviar a comichão da pele provocada pela secura. Os óleos e manteigas são ainda mais eficazes a conferir proteção à pele delicada dos bebés.
Evite ingredientes como parabenos, lanolina, corantes, conservantes, silicones e óleos minerais
Estes ingredientes podem causar alergias à pele supersensível do seu bebé, além de serem componentes químicos desnecessários.