Normalmente, os bebés adoram a hora do banho. Para os mais pequeninos, o banho do bebé proporciona a sensação do conforto da vida intrauterina graças ao contacto com a água morna. O banho do bebé é também uma oportunidade perfeita de relaxar e estimular os sentidos do bebé.
A suave massagem da água morna pode, ainda, proporcionar alívio das cólicas e de outras indisposições. Mais ainda, o contacto físico que proporciona este momento, fortalece os laços afetivos entre os pais e o bebé.
Por isso, o banho do bebé é, mais do que parte da rotina de higiene do bebé, um excelente momento de ternura, relaxamento e afeto.
Com que frequência deve dar banho ao bebé?
Os profissionais de obstetrícia recomendam que dê banho ao seu bebé 2 ou 3 vezes por semana. Esta frequência deverá ser suficiente para manter o seu bebé limpinho e confortável. O cabelo também não necessita de lavagens diárias, exceto se o bebé transpirar muito. Se optar por dar banho ao seu bebé 2 ou 3 vezes por semana, deve diariamente limpar cuidadosamente os olhos, rosto, preguinhas da pele, zona da fralda e mãos do bebé.
Se no entanto, o seu bebé adora tomar banho, poderá nesse caso fazê-lo todos os dias. Contudo, escolha produtos de higiene muito suaves, hipoalérgicos e preferencialmente sem perfume para evitar causar secura à pele sensível do bebé. Os produtos biológicos não contêm ingredientes químicos que possam causar irritação, diminuindo assim o risco de alergias.
Qual a melhor hora para dar banho ao bebé?
Não existe uma hora do banho em particular que os obstetras aconselhem para o banho do bebé. Pode ser logo de manhã, quando o bebé está mais ativo, ou então à noite, quando o bebé está para dormir. Neste último caso, o banho terá um efeito relaxante e irá ajudá-lo a adormecer. O importante é:
- Escolher uma hora em que tenha maior disponibilidade e menos stress
- Dar o banho sempre à mesma hora para estabelecer uma rotina pois esta é importante para o desenvolvimento do bebé
- Em caso dúvida, consulte o pediatra do seu bebé
Um momento de ternura
Como referimos, acima, o banho do bebé não tem que se limitar a ser uma parte da rotina de higiene do bebé. Este é o pretexto perfeito para proporcionar um momento de relaxamento, ternura e afeto com os seu bebé.
Pode, por isso, completar este momento de ternura com alguns mimos:
- Fazer uma massagem relaxante no seu bebé. O suave contacto das suas mãos transmitem afeto, segurança e amor. A massagem melhora ainda a respiração, favorece o sono e a digestão e estimula o sistema imunitário do bebé. Aproveite este momento e usufrua da onda de ternura que os envolve. Dê preferência a um creme hidratante hipoalérgico e sem perfume.
- Conversar, cantar ou contar histórias curtas ao bebé. Assim, estará não só a fortalecer os vínculos afetivos, mas também a estimular o desenvolvimento do seu bebé; as lengalengas são outra boa opção e treinam a fala e a memória
- Pôr uma música relaxante, especialmente se a hora do banho for antes de o bebé dormir. É excelente para proporcionar um sono tranquilo
- Brincar, escolhendo brinquedos próprios para estarem em contacto com a água. Estimula os sentidos, deixa o bebé divertido e ativo. Não se esqueça de secar totalmente os brinquedos para prevenir a proliferação de fungos.
A preparação do banho do bebé
A preparação do banho do bebé pode ser rápida a partir do momento em que adota uma rotina para tal. Convém ter em conta o seguinte:
- Se estiver frio, aqueça o ambiente cerca de 10 minutos antes de preparar o banho. É muito importante que o bebé não apanhe frio.
- Reúna tudo o que precisa para o banho e depois, antes de despir o bebé: roupa, toalha (com capuz de preferência), fralda, produtos de higiene, creme hidratante e para a zona da fralda, etc.
- Deve dar o banho numa banheira própria para bebés ou então no lavatório, desde que reúna as condições de segurança.
- Deite primeiro água fria na banheira e só depois acrescente a água quente. Os bebés pequeninos podem afogar-se num palmo de água. Encha por isso a banheira do bebé até oito a dez centímetros de altura.
- A água deve estar a uma temperatura adequada, que se situa entre 36º e 38ºC. Use um termómetro ou mergulhe o seu cotovelo na água para testar a temperatura. A sensação no cotovelo deverá ser agradável e não demasiado quente ou fria
Dar o banho ao bebé
Nunca é demais lembrar que não deve deixar o bebé sozinho no banho em circunstância alguma! Bastam, pois, uns meros segundos para o bebé se afogar!
- Antes de dar o banho ao bebé, retire anéis, pulseiras e outros acessórios que possam causar incómodo e suba as mangas.
- Use um dos braços para apoiar a cabeça e pescoço do bebé e o outro braço para colocar o bebé dentro da água. Os pés devem mergulhar primeiro. A cabeça e pescoço devem manter-se sempre apoiados durante o banho do bebé.
- O banho deve demorar idealmente entre 5 a 10 minutos pois os banhos muito longos podem secar a pele do bebé.
- Não utilize sabonetes ou gel de banho para adulto no bebé. Prefira um gel de banho suave e específico para bebés, de preferência hipoalérgico, sem sabão e sem perfume.
- Quando terminar envolva o bebé numa toalha macia. Seque a pele suavemente, com pequenos toques e sem esfregar
Cuidados hidratantes após o banho do bebé
A utilização de cremes emolientes ou hidratantes após o banho apresenta inúmeras vantagens para a saúde da pele do bebé. Escolha um creme bem hidratante, mas que respeite a delicada pele do bebé. O melhor é optar por um produto hipoalérgico e sem perfume.
O creme hidratante contribui para:
- Melhorar o nível de hidratação da pele
- Reforçar as defesas naturais da pele contra as agressões exteriores e da roupa
- Acalmar, normalizar e aumentar o conforto e a saúde da pele
- Prevenir a ocorrência de eczemas ou a inflamação da pele
- Como vimos acima, o creme hidratante é ainda perfeito para uma massagem relaxante, cheia de mimo!
Conheça toda a linha de produtos Bio para bebé da Corine de Farme, aqui.
Como aplicar o creme hidratante?
- Aplicar sobre a pele limpa e seca com as mãos limpas
- Usar uma pequena quantidade de creme, massajando suavemente e com movimentos circulares para ótima absorção
- Evitar aplicar creme na zona de contorno dos olhos onde a pele é mais sensível
- No caso de peles atópicas ou irritadas, consulte o obstetra sobre os produtos mais adequados para a pele do seu bebé
- Respeitar as indicações de aplicação