Com que frequência dar banho ao bebé? É realmente necessário dar banho todos os
dias? Esta são perguntas que muitos pais se fazem, especialmente nos primeiros meses de vida do seu bebé.
Alguns pediatras e parteiras recomenda dar banho ao recém-nascido 2 ou 3 vezes por semana, aumentando a frequência à medida que o bebé cresce.
Para certos profissionais, o banho vai para além da higiene diária: é um momento tranquilo que deve fazer parte da rotina diária do bebé: o banho promove o relaxamento, quando o bebé tem cólicas ou está aborrecido, estimula os sentidos e promove os laços emocionais entre o bebé e os pais.
Se a sua opção for dar banho ao seu bebé 2 ou 3 vezes por semana, olhos, rosto, preguinhas da pele, zona da fralda e mãos devem ser cuidadosamente limpas todos os dias. O cabelo, por exemplo, não precisa de ser lavado diariamente a não ser que esteja muito calor e o bebé transpire.
O banho do bebé deve ser um momento de prazer para os pais e para o bebé. O banho pode ou não fazer parte da rotina diária do bebé. Cabe aos pais decidir se querem dar banho ao bebé todos os dias ou não. Sendo que o banho diário não é obrigatório nem faz mal algum o bebé tomar apenas 2 ou 3 banhos semanais.
Termómetro do banho
O termómetro do banho pode ser um acessório muito útil para os primeiros banhos, quando os pais ainda se sentem inseguros quanto à temperatura ideal da água, que deve rondar os 36,8º a 37,5º. Comece por colocar água fria e vá temperando com água quente até atingir a temperatura certa.
O bebé nunca deve ser colocado na água sem que a temperatura seja medida primeiro para evitar queimaduras.
Quando for mais experiente, pode medir a temperatura da água mergulhando o seu cotovelo na água. Se estiver bem para si, também estará para o seu bebé. O bebé nunca deve ser deixado sozinho na banheira. Prepare tudo o que precisa para cuidar e vestir o bebé antes de iniciar o banho.
Banheira para o bebé
A banheira deve, sobretudo, responder às suas necessidades de espaço e de ergonomia para quem for dar o banho ao bebé. Deve manter-se direita, sem dobrar ou esforçar as costas.
Para além da sua opção quanto à banheira, o que realmente importa é segurar corretamente o bebé para que não escorregue nem caia na água. Os primeiros banhos não precisam de muita água. Um palmo de água é suficiente.
Os banhos devem ser rápidos (não mais de 5 minutos) e, se o bebé estiver sujo na zona da fralda, deve ser cuidadosamente limpo antes de ser totalmente despido e metido no banho.