A cor e a densidade do cabelo do bebé vão-se alterando ao longo do primeiro ano de vida. Alguns bebés nascem com o cabelo fino e ralo enquanto outros nascem com muito cabelo e já com algum cumprimento. Durante o primeiro ano de vida, o cabelo cai e renova-se e, muitas vezes, não havendo por isso, na maior parte dos casos, necessidade de cortar o cabelo.
Quando se pode cortar o cabelo ao bebé
Muitos pais se perguntam quando podem cortar o cabelo ao bebé. Tal como a pele, o cabelo do bebé também é muito delicado mas pode ser cortado quando e sempre que os pais o considerem necessário.
Mitos à volta do primeiro corte do cabelo do bebé
-
Não se deve cortar o cabelo do bebé antes dos 12 meses de idade
Muitas pessoas pensam que não se deve cortar o cabelo durante os primeiros 12 meses de vida. Acreditam que, ao fazê-lo, o cabelo perde força e que influencia negativamente o seu desenvolvimento: o bebé demora mais tempo a dizer as primeiras palavras ou a gatinhar.
Contudo, esta crença não passa de um mito. O cabelo do bebé pode ser cortado em qualquer idade, sem que isso influencie a sua saúde ou desenvolvimento.
-
Rapar o cabelo do bebé faz com que nasça mais forte
Este é outro mito associado ao corte do cabelo do bebé. Cortá-lo demasiado curto ou rapá-lo não fará com que nasça mais forte uma vez que as características do cabelo são geneticamente determinadas.
Como cortar o cabelo do bebé
Outra dúvida muito comum é como cortar o cabelo do bebé. Tem duas opções: ou o corta você mesma em casa ou o leva a um cabeleireiro.
Se optar por cortar o cabelo em casa, use uma tesoura que corte bem, de pontas arredondadas. O mais importante é garantir que o bebé não se magoa e que o mantém bem seguro.
Para não magoar o bebé, pode usar a mesma estratégia recomendada para cortar as unhas. O pai pega no bebé ao colo e a mãe corta, ou o inverso, conforme o que se sentir mais confortável para fazer o corte.
Escolha o momento em que o bebé está mais relaxado, como após o banho. Também pode aguardar até que adormeça para ser mais fácil acertar o corte e o bebé não se mexer.
Pode humedecer o comprimento do cabelo, alisá-lo cuidadosamente com um pente e cortar. Se o fizer em casa, é natural que não fique muito certo. Como alguns bebés têm peladas na nuca, por estarem muito tempo deitados na mesma posição e o cabelo ser frágil e cair facilmente, pode resultar num look estranho. Mas não se preocupe com isso.
Quando o bebé já está mais crescido ou tem muito cabelo, convém ir a um profissional para que fique com um bom corte. Leve o seu brinquedo preferido e procure entretê-lo porque não é fácil mantê-lo quieto o tempo suficiente.
Cortar o cabelo do bebé em casa, pode ser feito quando o cabelo do bebé é fino e ralo ou quando só precisa de aparar as pontas.
Leia também Primeiro corte de cabelo: tire as suas dúvidas