Por que razão os bebés têm os olhos cinzentos? E antes que responda, deixe-nos desde já dizer-lhe: não é devido ao facto de amamentarem. Nada tem a ver com o leite. Então porquê?
Olhos cinzentos que passaram a castanhos…
Realmente, podemos dizer que a grande maioria dos bebés nasce com os olhos cinzentos ou uma cor que parece indefinida.
A cor da iris, à semelhança da cor da pele, depende de uma proteína: a melanina. O nosso corpo produz células especializadas na produção de melanina, conhecidas como melanócitos. Quando um bebé nasce, as melanócitos encontram-se ainda imaturos. Á medida que estas células amadurecem e produzem melanina, a cor dos olhos do bebé começa a ser definida.
Em suma, na verdade o bebé nasce com uma cor de olhos indefinida, a qual começa a ser definida à medida que os melanócitos segregam melanina. Portanto, um bebé não muda de cor de olhos de cinzento para castanho, mas sim passa por um processo em que a cor dos mesmos é definida. Este processo pode durar entre seis a 12 meses.
O que é que influencia a cor definitiva dos olhos do bebé?
Já vimos que a melanina é a proteína responsável pela cor da pele e olhos nos humanos. Mas o que é que dita a cor definitiva que os olhos cinzentos vão adquirir?
Por um lado, é a quantidade de melanina segregadas pelos melanócitos. No entanto, normalmente os melanócitos requerem a luz solar para segregarem melanina. Ora, durante os meses em que o bebé se encontra dentro do útero há escuridão e, por isso, normalmente, não se dá a segregação de melanina. Geralmente, só após o nascimento é que há a possibilidade de os melanócitos iniciarem a sua tarefa.
A partir dos seis meses de idade podemos começar a ver essa mudança de cor.
A quantidade de melanina segregada influencia, então, a cor definitiva da seguinte forma:
- Azul: quando é segregada uma quantidade reduzida de melanina
- Verde ou cor-de-mel: quando é segregada uma quantidade um pouco maior
- Castanho a castanho muito escuro: quando é segregada uma quantidade substancial de melanina; esta é a cor de olhos mais comum
Só é possível saber a cor definitiva dos olhos do bebé quando este atinge mais ou menos os 12 meses de idade. Isto deve-se ao facto de os melanócitos só terminarem a sua tarefa por volta desta idade. Nalguns casos de etnias não caucasianas, não é necessária luz solar para que os melanócitos segreguem melanina. Por isso, muitos bebés nascem com os olhos castanhos.
Contudo, não é apenas a melanina que definirá a cor de olhos do seu bebé…
Os genes “metidos ao barulho”
A herança genética influencia também a cor dos olhos do seu bebé. Portanto, a cor dos olhos dos pais e avós irá ditar, ou influenciar, a cor dos olhos dos filhos ou netos. A tendência é a seguinte, mas sem qualquer garantia:
- Ambos os pais com olhos castanhos: o bebé terá provavelmente olhos castanhos
- Um progenitor de olhos castanhos e outro de olhos azuis: as possibilidades são de olhos castanhos ou azuis em partes iguais
- Ambos os pais com olhos azuis: o bebé terá tendencialmente olhos azuis
- Um avô ou avó com olhos azuis: a tendência para olhos azuis no bebé aumenta
Se o seu bebé nascer com um olho castanho e outro azul, deve ser observado pelo pediatra pois poderá sofrer de um doença genética rara conhecida como síndrome de Waardenburg.
Como vimos, não há uma regra relativamente à cor definitiva que irão adquirir os olhos do seu bebé. Por isso, a cor dos olhos com a qual o seu bebé nasce pode manter-se e ser definitiva ou mudar gradualmente até ele atingir aproximadamente os 12 meses de idade.