Como são diagnosticadas as cólicas do bebé? Se o seu bebé sofre de desconforto e choro persistentes, se não encontra forma de o consolar e começa a duvidar da sua capacidade de lidar de forma segura e tranquila com a situação é hora de consultar o pediatra.
Como são diagnosticadas as cólicas?
As cólicas são diagnosticadas por exclusão de outras causas possíveis para o choro persistente do bebé.
Na grande maioria dos casos, os bebés com cólicas estão bem de saúde e continuam a alimentar-se e a ganhar peso normalmente. Para distinção do choro normal e a cólica do lactente utilizam-se habitualmente os critérios de Wessel ou “Regra dos 3”:
- Bebé saudável e bem nutrido, com choro excessivo que dura mais de 3 horas por dia;
- O choro excessivo ocorre em mais do que 3 dias por semana;
- O choro excessivo persiste por mais de 3 semanas (este último critério tem caído em desuso já que a maioria dos pais acaba por tentar resolver o problema antes desse tempo).
Lembre-se: um bebé com cólicas tem momentos calmos e descontraídos, onde se sente perfeitamente bem, entre episódios de choro inconsolável.
Cólicas ou outra situação de saúde?
Algumas situações ou incómodos frequentemente confundidos com cólicas:
- Refluxo gástrico;
- Intolerância à lactose (presente no leite materno e no leite de substituição);
- Assaduras graves;
- Arranhões nos olhos (as unhas compridas do bebé podem causar-lhe ferimentos);
- Uma torção no intestino;
- Intussuscepção (condição em que um segmento do intestino invagina-se no segmento imediatamente seguinte e que pode causar obstrução intestinal);
- Hérnia estrangulada;
- Um testículo torcido;
- Lesão não-acidental (abuso infantil).
Um bebé, um sintoma
Alguns bebés, após um período de agitação à noite, têm um dia normal, conseguem dormir e descansar e não mostram grandes sinais de incómodo.
Outros bebés, sofrem de cólicas mais graves e o choro pode persistir durante algumas horas durante o dia ou a noite. O pico desta agitação dura, geralmente, 3 horas por dia durante 6 semanas e depois diminui para 1 ou 2 horas por dia até aos 3-4 meses de idade.
No entanto, e de uma forma geral, os bebés que sofrem de cólicas sentem-se bem entre os episódios de desconforto. Alimentam-se bem, crescem a um ritmo normal e não mostram sinas de doença ou outras complicações clínicas. Desde que o bebé se acalme ao fim de algumas horas e se mantenha relativamente tranquilo durante o resto do dia, não há motivo para alarme.
Geralmente, as cólicas, o desconforto e o choro a elas associadas, desaparecem por volta dos 3-4 meses de idade, mas podem facilmente prolongar-se até aos 6 meses de acordo com o ritmo de desenvolvimento do bebé.