- Certifique-se regularmente que a cadeirinha e o cinto estão em ótimas condições.
- Leve água e alguns jogos ou livros que possam entreter a criança de forma a que não fique impaciente e se transforme em fator de distração.
- Mesmo nos trajetos mais curtos, transporte sempre a criança no banco traseiro do veículo, utilizando os sistemas de retenção obrigatórios e homologados, de acordo com o seu peso idade e tamanho. Só assim serão eficazes e confortáveis.
- Explique ao seu filho, desde muito cedo, a importância de se manter sentado na sua cadeirinha e com o cinto de segurança apertado. Não permita que o seu filho tire o cinto ou o solte.
- As crianças com idade inferior a 3 anos podem ser instaladas no banco da frente, ao lado do condutor, com a cadeirinha virada para a retaguarda. Neste caso, nunca se esqueça de verificar se o sistema de airbag está desativado.
- Mantenha o veículo arejado e climatizado.
- Em viagens mais longas, evite a fadiga fazendo pausas de 10 a 15 minutos entre cada 2 horas de condução.
- Programar cuidadosamente o itinerário de viagens mais longas permite-lhe evitar o excesso de velocidade ou outros fatores de stress durante a viagem.
- Adote comportamentos que lhe permitam viajarem sempre em segurança sem pôr em risco a sua vida, a do seu filho e a de todos os que circulam na estrada e na via pública.