A certa altura, entre os quatro e os sete meses de idade, o seu bebé irá começar a babar-se, a ficar um pouco irritável, talvez com febre, diarreia e sono afetado. Ah! Além disso, a morder tudo o que encontra.
Bem…este é sinal de uma fase especial que começa: os primeiros dentinhos estão para nascer! É impossível não se ficar totalmente derretido com aquele primeiro minúsculo retângulo branco, a brotar das gengivas rosadas, mas provavelmente doridas. Acontece que esta fase pode causar um enorme desconforto e mesmo dor ao bebé.
Pois é, apesar de a chegada dos primeiros dentes do bebé é muito empolgante, pode provocar alguma ansiedade aos pais quando ele fica muito queixoso.
Um alívio para as gengivas e não só…
Existem várias técnicas que pode usar par aliviar o desconforto, como compressas frias, discos gelados e até produtos naturais. O mordedor para bebé é outra opção muito usada e eficaz. Além de adorarem os mordedores, estes são um excelente apoio porque:
- São perfeitos para a fase oral do desenvolvimento, em que o bebé tende a colocar tudo o que agarra na boca
- Permitem que o bebé treine a mastigação
- Exercem um efeito calmante e reconfortante sobre o bebé quando este se encontra em situações de maior nervosismo. Por exemplo: a toma de uma vacina.
- Promovem a movimentação da língua que mais tarde permitirá ao bebé pronunciar os sons necessários para falar
Como escolher um mordedor para bebé?
Os mordedores estão disponíveis numa variedade de materiais: borracha, silicone, madeira e plástico. Pode encontrá-los também com variadas formas, feitios, cores texturas, etc.
Considerando a variedade de materiais, ao escolher o mordedor para o seu bebé assegure-se que a sua composição não inclui: BPA, ftalatos, metais pesados, cádmio e outras substâncias tóxicas. Isto é muito importante porque afinal, o mordedor vai estar em contacto com a boca do bebé.
Procure ainda um mordedor para bebé que seja anatómico, ou seja, que o seu bebé possa agarrar e segurar confortavelmente.
Existem vários tipos de mordedor para bebé. Eis alguns tipos e modelos.
Brinquedos
São mordedores em forma de brinquedo que tanto aliviam as gengivas como são um companheiro para a brincadeira. Podem vir em forma de animais, cubos ou outro.
Anel de dentição
Como o nome indica, são mordedores em forma de anel, normalmente com uma textura macia para acalmar as gengivas do bebé. Alguns contêm água no seu interior, sendo assim refrescantes quando postos no frio.
Colares e pulseiras “da mamã”
Sim, são outro 2-em-1. A mãe usa um colar ou a pulseira, que na verdade é um mordedor feito de silicone e quando o bebé está ao seu colo pode mordiscá-lo.
Luva mordedora
Inventada por uma mãe que sabia que os bebés mordem as próprias mãos e dedos para aliviar as gengivas. Assim, esta luvinha pode ser mordiscada, em vez da mão, e proporcionar o alívio que o bebé procura.
Babete ou bandana mordedora
Este engenhoso acessório acaba, pois, por ser um 2-em-1 ou mesmo 3-em-1. Funciona como babete, juntamente com o mordedor e por vezes também chupeta.