Os benefícios do chá de cidreira são variados, sendo o seu efeito calmante o beneficio principal. Contudo, a infusão de cidreira, uma das mais ingeridas por todos, tem também outros efeitos nomeadamente no humor, concentração e digestão, mesmo nas quantidades habitualmente ingeridas.
Benefícios do chá de erva-cidreira
Infusão ou chá?
A erva-cidreira, também chamada melissa, é uma planta da família da menta e da hortelã. O chá de erva-cidreira, ou apenas chá de cidreira, é, na verdade, uma infusão feita com as folhas de erva-cidreira e não um chá.
Só se considera chá o que é feito com folhas de planta camelia sinensis, ou seja, o chá preto, o verde, o branco e o chá oolong.
Quais são os benefícios da erva-cidreira?
1. Efeito calmante
Este é um dos benefícios mais reconhecidos do “chá de cidreira”. Efetivamente, a erva-cidreira possui propriedades calmantes e ansiolíticas (controlo da ansiedade) que derivam maioritariamente do seu conteúdo em flavanoides antioxidantes.
2. Ajuda a melhorar o sono
Pelo explicado em cima, e também pelo facto de não ter cafeína, a infusão de erva-cidreira é uma das grandes aliadas para uma boa qualidade do sono.
3. Melhora a digestão
A infusão de cidreira também tem propriedades digestivas, sendo uma ajuda para quando existe sensação de enfartamento ou cólicas provocadas por indigestão.
4. Melhora o humor
Foram também descritos em estudos os benefícios do chá de cidreira no humor. Também se verificaram efeitos positivos na performance cognitiva e nos níveis de atenção e concentração, em adultos e em crianças (com ingestão dentro da quantidade normal).
5. Promove a hidratação
A infusão de cidreira, assim como outras infusões, é uma excelente alternativa para a nossa hidratação quando queremos beber algo sem ser água.
Ao contrário dos refrigerantes e sumos não possui açúcar (a menos que lhe seja adicionado, o que não se aconselha) ou calorias.
6. Potencial antioxidante
A cidreira, assim como outras ervas, tem propriedades antioxidantes que derivam do seu conteúdo em flavonoides e outros compostos como o ácido rosmarínico.
Devido a este potencial antioxidante, estudos recentes têm mostrado um potencial promissor da erva-cidreira na diminuição da hiperlipidemia (diminuição dos níveis de colesterol).
7. Potencia o sabor
Embora não seja um efeito especifico do chá de cidreira, é um beneficio da erva-cidreira para a qualidade dos cozinhados e redução do uso de sal.
Devido ao seu sabor aromático, pode utilizá-la nos temperos e cozinhados, tal como faz com outras ervas (como os orégãos, o tomilho ou o alecrim).
A cidreira fica particularmente bem no tempero de peixes e de aves.