Para benefício da nossa saúde, é importante saber como lavar a frutos e os vegetais de forma a retirar vestígios de pesticidas e outros contaminantes, sobretudo se forem consumidos crus.
Em férias, os cuidados com a higiene e conservação dos alimentos é ainda mais importante para prevenir intoxicações alimentares. As frutas e legumes são ricos em água e nutrientes e, por isso, excelentes opções para refeições mais leves e frescas.
Os frutos e os vegetais são essenciais para uma alimentação saudável e devem fazer parte do nosso dia alimentar.
Seja qual for o destino de férias da sua família evite consumir e oferecer aos seus filhos alimentos de origem duvidosa ou vendidos em locais que não lhe pareçam corretamente higienizados.
Como lavar a fruta e os vegetais?
Mas como lavar a fruta e os vegetais? É mesmo necessário?
Apesar de durante muitos anos não terem existido grandes cuidados com a lavagem de fruta e vegetais, a verdade é que hoje em dia quando estes alimentos chegam ao nosso prato não passam por uma agricultura livre de pesticidas e outros produtos agrícolas como antigamente.
Adicionalmente existem sempre cuidados adicionais a tomar considerando alguns microrganismos e parasitas, especialmente quando:
- Os alimentos não vão passar por nenhum processo térmico (não vão ser cozinhados);
- Quando se destinam a pessoas em grupos de risco como grávidas, crianças pequenas ou pessoas com alguma doença que debilite o seu sistema imunitário.
Qual é forma mais segura para lavar a frutas e os vegetais?
A forma ideal é utilizar produtos especiais para limpeza de frutas e vegetais que são feitos a partir de hipoclorito de sódio, e que são hoje em dia facilmente encontrados em supermercados.
Estes produtos para além de serem eficientes não comprometem o sabor do alimento.
As embalagens destes produtos geralmente têm informação sobre a forma de utilização que deve ler sobretudo para se certificar das doses; mas normalmente passa pelos seguintes passos:
- Retirar as partes do alimento já deterioradas ou com pragas;
- Lavar o alimento (folha a folha se for o caso) em água corrente potável;
- Juntar cerca de 20 ml de produto a 1 L de água;
- Deixar os alimentos demolhar por cerca de 15 minutos;
- Passar os alimentos por água limpa (potável);
- Escorrer os alimentos (por exemplo num escorredor de salada);
- É importante que faça esta desinfeção antes de cortar ou descascar o alimento.
O vinagre desinfeta os alimentos?
O vinagre, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não elimina algumas bactérias, pelo que apesar de ser um método tradicional para desinfeção de vegetais e frutas não é o mais indicado para os grupos de risco.