No Dia Mundial da Massas trazemos uma sugestão que vai juntar toda a família na cozinha…com massa, claro: uma receita de massinha colorida, que vai proporcionar um precioso momento de partilha e convívio entre pais e filhos.
Para que o momento seja mais especial, sugerimos que leve os miúdos para a cozinha, e que esta massinha colorida seja confecionada” a muitas mãos”, como uma verdadeira equipa!
Não importa a idade das crianças, haverá tarefas para todos! Os mais pequeninos podem separar os alimentos, os maiores podem contá-los e lavá-los e os ainda maiores (sob supervisão) até os podem cortar. A brincar eles vão aprender a cozinhar e também a importância dos alimentos. Enquanto ajudam nesta tarefa, vão sentir-se como parte integrante da família e de toda a dinâmica familiar!
A importância de partilhar
Já muitas vezes falámos da importância de encontrar no dia-a-dia momentos para partilhar com as crianças, coisas novas para explorar e descobrir, quer sejam novas paisagens ou novos sabores, novas texturas, novas cores e alimentos. Esta receita é ideal para partilhar a cozinha com os pequenos “chefes” aí da casa!
A importância de explorar os alimentos
As crianças devem ter a oportunidade de explorar os alimentos crus, (de preferências na horta no momento da colheita, se houver essa possibilidade) ou cozinhados .
Independentemente das preferências dos pais, estes devem procurar apresentar continuamente novos alimentos à criança, desde que sejam autorizados pelo pediatra. Deixe as crianças “brincar” com os alimentos, observá-los, explorar as diferentes texturas e sabores.
Os cereais na alimentação das crianças
Os cereais devem estar presentes em quase todas as refeições das crianças pois são os principais fornecedores de energia para o organismo. Assim, massa, arroz, batata, pão e leguminosas nunca devem faltar nas refeições das crianças. Para também nunca lhes faltar a energia!
Os legumes na alimentação das crianças
Muitas vezes, as crianças tendem a excluir os legumes, dizendo que não gostam. Sabia que se nunca desistir de os oferecer as crianças vão começar a comê-los? Pois é, por vezes uns incentivos extra, como uma história, também podem ajudar, mas muito importante é que nunca falhem em nenhuma refeição. Os tomates, brócolos, cenouras, curgete, agriões, espinafres, alface são importantes fontes de vitaminas A e C, fibra, e ainda de minerais como o ferro, cálcio, magnésio e potássio.
Esta receita é muito versátil já que pode trocar o formato da massa e os alimentos sugeridos, fazendo outras variações, dar o seu toque pessoal e, mais importante permitir que as crianças deem o seu toque. Pergunte-lhes o que querem na sua massa, deixe-os escolher os legumes. Faça jogos de cores e divirtam-se enquanto viajam pelos sabores!
Receita de Massinha colorida com legumes
- Azeite
- 1 cebola
- 300 grs de carne (vaca, frango ou peru)
- 10 cogumelos pequenos laminados
- 250 grs de massa
- 150 grs de ervilhas
- 150 grs de milho
- 10 tomates cherry
- Sal q.b
- Água q.b.
Num “wok” ou frigideira grande, deite um fio de azeite e uma cebola cortada finamente.
Deixe cozinhar a cebola até ficar transparente e junte a carne cortada aos quadradinhos ou tiras. Deixe a carne ganhar cor e junte os cogumelos. Mexa um pouco e junte a massa com a água. Deixe a massa cozer e, quando estiver a gosto, junte as ervilhas e o milho.
Deixe cozer mais 2 minutos e junte os tomates “cherry”.
Sirva quentinha, acompanhada de muitos sorrisos e saboreie na melhor companhia e ao som de uma boa conversa em família!
Mais inspiração na Rota da Imaginação!
Veja o video da receita de Massinha Colorida
Mais receitas para crianças aqui.