Como ensinar o bebé a usar o copo? Os bebés crescem e desenvolvem-se muito rápido, e quando começam a sua diversificação alimentar é necessário também fazerem novas conquistas, como deixar o biberão. Como ensinar o seu bebé a usar o copo? Saiba tudo neste artigo.
Como ensinar o bebé a usar o copo?
Porque é que o bebé deve deixar o biberão?
A razão principal é porque faz parte do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
A primeira razão tem a ver com a saúde oral do bebé. Por volta dos 4-6 meses, com a chegada os primeiros dentes, aparece o risco do desenvolvimento de cáries dentárias, que são causadas maioritariamente pelo açúcar.
Nos biberões, por causa das tetinas, o fluxo dos líquidos (leite ou sumos de fruta, por exemplo) é muito lento, pelo que estes estão mais tempo em contacto com os dentes do que quando se utiliza um copo, havendo maior probabilidade de desenvolver cáries.
Adicionalmente deixar o biberão faz parte do desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Usar o biberão durante muito tempo pode afetar o desenvolvimento da linguagem do bebé e é também importante lembrar que quando falamos de diversificação alimentar, falamos também de aprendizagens importantes como o “saber estar à mesa” e o “comer sozinho”.
Os copos com palhinhas são indicados?
Não. Os copos com palhinha não são muito indicados, não por terem qualquer problema, mas porque o mecanismo de sucção pela palha não é muito diferente da sucção pela tetina, pelo que não estará a promover uma grande transição e aprendizagem.
Em contrapartida, os copos de transição, são uma boa opção. Se o bebé não conseguir passar diretamente para o copo “normal”, existem várias opções “intermédias”.
Como ensinar o bebé a usar o copo?
Como é que podemos ensinar e ajudar o bebé a usar o copo?
1. Exemplifique! A principal forma de aprendizagem é por cópia do que vemos os outros fazer, especialmente se tratar de uma criança a ver os pais.
2. Prefira um copo inquebrável e com pegas para mãos pequenas do bebé. Isto vai aumentar a independência do bebé e a sua vontade de pegar.
3. Existem vários tipos de copo no mercado, pelo que se o seu bebé não se der bem com um, tente outras opções (anti-fugas, com bico, abertos…).
4. Esteja preparada para haver sujidade ou molhas, faz parte do processo e ser demasiado rígida nesse aspeto pode desencorajar o bebé.
5. Nunca deixe o bebé beber sem supervisão devido ao risco de engasgamento. Para além do perigo que representa, um susto pode comprometer a aprendizagem de beber pelo copo.
6. Não force o bebé. A transição do biberão para o copo é mais rápida para uns bebés do que para outro, pelo que não se deve sentir frustrada ou frustrar a criança.