Os primeiros três meses de vida do bebé são um período de adaptação para todos. Saiba como brincar com o seu bebé dos 0 aos 3 meses de idade, entre as intermináveis mudas de fraldas e biberões.
Aquele pequeno ser que ainda agora chegou e que dorme entre 18 a 20 horas por dia consegue deixá-la simplesmente de rastos, não é? Tantos são os momentos em que espera que adormeça para que consiga, você própria, tirar uma sesta também… Todas as mães passam por isso. Não está sozinha. Mas… para além de tudo o que já tem de fazer, ainda tem de brincar com o seu bebé recém-nascido? Sim.
Saiba antes de mais que instintivamente vai começar a brincar com o seu bebé, mesmo que este seja o seu primeiro filho. Portanto não se admire se ao ler as nossas 10 dicas sobre como brincar com o seu bebé dos 0 aos 3 meses de idade encontrar algumas coisas que já faz. Se faz, parabéns! Se ainda não as faz, vai sempre a tempo de começar.
Brincar com o bebé dos 0 aos 3 meses
1. Momentos cara-a-cara
Brincar com o rosto ou com a cara do bebé é do mais simples e eles adoram. Há estudos que revelam que os recém-nascidos preferem olhar para rostos em detrimento de qualquer objeto.
Na verdade, eles preferem mesmo olhar para rostos que sorriem, têm os olhos abertos, que os olham diretamente nos olhos e têm preferência pelo rosto dos pais ou de quem cuida deles.
Este tempo que passa cara-a-cara com o seu bebé vai ajudar a fortalecer os laços entre os dois.
2. Fale com o seu bebé
Converse com o seu bebé durante os momentos em que o olha cara-a-cara, nas mudas de fralda, enquanto o alimenta ou lhe dá banho. Leve o seu bebé a passear pela casa enquanto lhe diz o nome de alguns objetos.
É importante que fale com o seu bebé durante o dia, pois quanto maior o número de palavras que ele ouvir dos pais ou de quem cuida dele, mais elevado será o seu QI e terá mais oportunidades de ter sucesso na escola.
Há mesmo um website – Talk with your baby [https://talkwithyourbaby.org] – que se dedica a mostrar aos pais a importância de falar com o seu bebé.
3. Dê-lhe colo
Dar colo ao seu bebé traz-lhe muitos benefícios. Faça-o durante o vosso momento cara-a-cara, enquanto fala com ele e sempre que possa ao longo do dia. O seu bebé vai sentir-se confortável e em segurança nos seus braços.
Não só promove uma ligação mais forte entre os dois, como facilita o contacto entre a pele dos dois, ajuda a melhorar a amamentação e até ajuda a regular a temperatura corporal do bebé e a sua frequência cardíaca.
4. Imite o seu bebé
Ao envolver-se com o seu bebé, imitando os seus sons, as suas expressões faciais e mesmo os seus movimentos, está a ensinar-lhe noções básicas de comunicação. O seu bebé descobre que a mãe é sensível às suas tentativas de comunicação.
5. Cante para o seu bebé
Cante para o seu bebé e acompanhe com movimentos de mão. Os bebés adoram que gesticule e através dos gestos incentiva ao desenvolvimento de habilidades como trazer as mãos para linha média, cruzar sobre a linha média e coordenar seus movimentos de mão para uso funcional.
6. Dance com o seu bebé
Pode parecer estranho, mas não é. A tendência das mães é embalar os bebés, mas por que não tornar esses momentos em algo mais divertido dançando com ele? Aproveita para fazer exercício e estreita o vínculo entre os dois. Porque não juntar os dois? Cante e dance para o seu bebé.
7. Dê-lhe algo para observar
Os primeiros três meses de vida são um período de grandes mudanças para o desenvolvimento da visão de um bebé. Durante esse período, ele vai começar a ver cores e a distinguir formas. Os ginásios para bebé são excelentes para trabalhar a coordenação entre o olhar e o movimento das mãos.
8. Dê-lhe algo para agarrar
O bebé aprende muito nesta fase pelo sentido do tato. Dê-lhe algo que possa sentir e tocar. Vai assim contribuir para o desenvolvimento dos movimentos das mãos e dos dedos contribuindo para uma melhor motricidade fina. Objetos diferentes, cores e texturas diferentes são importantes para o seu desenvolvimento.
9. Leia para o seu bebé
A verdade é que nunca é cedo demais para ler para o seu bebé. Comece com livros com cores contrastantes e imagens simples. Se não se sentir confortável com os livros infantis, leia-lhe mesmo um dos seus livros ou uma revista. O importante mesmo é expô-lo à linguagem, ao ritmo, à estrutura das frases e, o melhor, à sua voz.
10. Brinque com ele no chão
A maioria das nossas dicas sobre como brincar com o seu bebé podem ser feitas enquanto ele está deitado no chão. Habilidades como rebolar no chão, elevar o peito do chão, sentar, gatinhar são desenvolvidas no chão, pelo que é importante que o seu bebé passe algum tempo assim.