Como lidar com a timidez do seu filho
O seu filho tem uma personalidade naturalmente tímida?
Os pais com filhos tímidos vivem muitas vezes preocupados com os possíveis problemas que os filhos possam enfrentar devido à sua timidez: problemas de socialização, ansiedade, evitar participar em eventos sociais, desportivos, etc.
A timidez de uma criança pode ser endógena ou poderá ser provocada por uma situação negativa. Se a criança começar a revelar um comportamento tímido de forma repentina, poderá necessitar de ajuda para ultrapassá-lo.
Embora possa ser preocupante para os pais, de forma geral a timidez de uma criança não constitui em si um problema. Estima-se que até cerca de 50% da população possua uma personalidade tímida. Mais, as crianças tímidas geralmente arranjam menos problemas na escola, costumam ser mais empáticas e são muitas vezes melhores ouvintes.
Existem situações de timidez, todavia, que fazem a criança sentir-se infeliz ou que a impedem de levar uma vida normal, sendo que a intervenção de um profissional poderá ser necessária nestes casos. Se o seu filho revelar problemas em fazer amizades, não quiser ir para a escola, levante problemas com participações em festas ou outros eventos sociais e revele ansiedade devido à sua timidez, deverá procurar ajuda profissional.
“Quando os pais e outros adultos tentam corrigir a timidez, a criança entende que não está ajustada. Em vez disso, deveríamos ensiná-la que é normal que ela não seja como os outros.“, defende Michael Reist, autor de livros sobre crianças e escola.
A solução para uma criança com uma personalidade tímida passa então por ajudá-la, deixando-a ser tímida e trabalhando com a sua timidez de modo a que ela possa melhor lidar com a mesma.
Uma criança tímida não se irá tornar provavelmente na “rainha da festa” mas os pais podem ajudá-la a adquirir competências que a permitam ser bem-sucedida em contextos sociais e a construir relações sólidas.
Seguem algumas dicas de como ajudar o seu filho a lidar com a sua própria timidez.
- Uma criança tímida poderá demorar mais tempo a ajustar-se a novas situações. Deixe que aborde novas situações ao seu próprio ritmo.
- Ajude o seu filho a ganhar autoconfiança: lembre-o de situações anteriores que ele ultrapassou da melhor forma.
- Ensine-lhe estratégias de abordagem em conversas: aproximar-se do grupo, ouvir a conversa e encontrar um ponto comum em que possa entrar na conversa, como por exemplo: “também frequento aulas de ballet“.
- Aproveite todas as oportunidades para incentivar o desenvolvimento das competências sociais do seu filho: convide os amigos para brincarem em sua casa, inscreva-o numa atividade extraescolar, incentive-o a pedir a sua própria bebida no café e a pagar a conta, etc.
- Seja um modelo de comportamento extrovertido: mostre como se cumprimentam as pessoas, como se conversa e se demonstra sociabilidade.
- Elogie, elogie e elogie. É importante elogiar por cada pequeno passo que o seu filho dê para lidar com a timidez. Fale sobre novas estratégias que ele poderá tentar no futuro.
- Demonstre empatia para com o seu filho sempre que ele se veja em situações difíceis de gerir devido à timidez, afirmando que também você se sente assim por vezes.
- Diga-lhe que é perfeitamente normal ser-se tímido e mostre aceitação relativamente ao seu comportamento.