Desde que os smartphones, tablets e computadores se generalizaram, também se generalizaram os estudos sobre os alegados malefícios daqueles dispositivos . São, efetivamente, muitos os estudos que indicam que aquela tecnologia prejudica a nossa saúde física e mental.
Tornou-se igualmente comum vermos em qualquer lado crianças entretidas com o smartphone da mãe ou do pai. E entretanto os adultos, bem…estão a ter conversas de adultos, que são naturalmente aborrecidas para os pequenos.
Há um sentimento de culpa quando deixamos que o nosso filho use o smarphone
Devo confessar que a minha filha não é exceção. Muitas vezes, numa situação em que estamos acompanhadas apenas com adultos, eu empresto-lhe o meu smartphone. Assim, ela entretém-se com as fotografias, com uns vídeos da Ladybug no You Tube ou mesmo um joguinho que ela adora e me consome metade da memória do telefone!
A verdade é que ao fazê-lo me sinto sempre como se fosse uma péssima mãe. Não sei porquê, mas faço sempre questão de me desculpar perante terceiros por deixar a minha filha usar o meu smartphone. Não que alguém me aponte alguma coisa. No entanto fico com uma sensação semelhante, suponho, à que teria se lhe desse gomas como almoço.
O mais interessante, é que frequentemente presenceio outros pais a fazerem exatamente o mesmo que eu. E porque é que nos sentimos na obrigação de desculparmos o uso, pelos nossos filhos, destas tecnologias recentes?
O que diz a ciência sobre o uso da tecnologia por crianças
Voltemos ao primeiro parágrafo. Muitos resultados de estudos científicos apontam inúmeros malefícios do uso de dispositivos com ecrãs por criança. Os resultados sugerem que causam apatia, fobias sociais, depressão, problemas de visão, obesidade e outros.
Outros estudos demonstraram problemas de sono causados a crianças e adolescentes quando usam ecrãs nos quartos, antes de dormir. Isto prejudica o desenvolvimento da criança e o rendimento escolar.
Mas será assim tão mau emprestar o “smartphone” à única criança na mesa, rodeada de adultos aborrecidos e com conversas aborrecidas? Que vai ela dizer ou fazer com os demais adultos durante o jantar? Opinar sobre o défice? Falar sobre o amarelo torrado que está totalmente na berra?
Pois claro que não. Sem dúvida que deixar uma criança passar todo o seu tempo livre em frente a dispositivos com ecrã é naturalmente prejudicial. Deixar a criança levar o tablet para a cama, arruina-lhe o precioso sono. No entanto, se o tempo despendido com a tecnologia digital não for exagerado, não creio que comprometerá o desenvolvimento da criança
São várias as vantagens em usar as novas tecnologias para o seu filho. Ora vejamos algumas:
- O mundo mudou muito e rapidamente nas últimas décadas, incluindo a tecnologia, que avançou e continua a avançar vertiginosamente. Os nossos filhos terão forçosamente que saber usar os dispositivos digitais;
- Os nossos filhos terão que aprender a usar um computador, a fazer pesquisas na internet, a perceber a dinâmica das redes sociais e saber como se protegerem dos potenciais perigos da internet;
- Em termos profissionais, a área que se prevê crescer mais no futuro, é a das tecnologias;
- A internet é muito útil e uma forma divertida de fazer pesquisas. Por exemplo, ver vídeos sobre o fundo dos oceanos ou fazer uma visita virtual a um museu despertam o interesse;
- Fazer pesquisas na internet sobre o mundo que rodeia as crianças irá estimular a sua curiosidade. O conhecimento novo irá fazer aumentar o mundo delas e alargar os seus horizontes;
- Há imensas aplicações didáticas para todas as idades. Haverá forma mais interessante de aprender matemática do que com um divertido jogo digital, repleto de interatividade?
- E voltando à primeira vantagem: o mundo mudou, e a tecnologia é hoje em dia uma parte essencial da nossa vida, quer queiramos, quer não.
No entanto:
- Não permita que o seu filho use o smartphone, a consola de jogos ou o tablet antes de dormir. A luz azul emitida pelos dispositivos parece prejudicar o sono;
- Preferivelmente, não deixe que a criança tenha uma TV no quarto. A leitura de um livro antes de adormecer é o ideal.
O equilíbrio é o segredo de tudo. Desde que as crianças não usem a toda a hora os dispositivos digitais, de certeza que não lhe causarão danos. O importante é que mantenham as suas atividades de lazer, desportivas e sociais normais. Assim, crescerão, com toda a certeza, felizes, equilibradas e saudáveis.