Christiane Engel, uma escritora alemã, lançou o livro “O meu primeiro livro de Mindfulness” no início do mês de março. O livro de mindfulness para crianças ensina-as a sentir, respirando fundo, fechando os olhos, num lugar tranquilo, com o objetivo de descobrir “o poder mágico das emoções através da meditação”.
A autora já ilustrou e escreveu mais de 40 livros infanto-juvenis. Entre a sua vasta biblioteca podemos encontrar “O meu primeiro livro de Ioga”, “ABC Love”, “Our ABC of Yoga”, “ABC Mindful Me”, “The Earth Gives More”, entre muitos outros.
Numa entrevista ao blogue Childrens Illustrators, Christiane Engel explicou que, na sua opinião, o que os torna especiais é o facto de terem uma componente instrutiva e prática por um lado, e poética por outro.
“Espero que as crianças possam tirar mensagens positivas e encorajadoras desses livros, enquanto aprendem sobre Ioga, animais, linguagem de sinais, práticas de atenção plena e muito mais”, declarou.
Mindfulness para as crianças
O que é o mindfulness?
O mindfulness é uma prática milenar que se foca no aqui e agora, tendo em conta a atenção do presente, com consciência do que se passa com o seu corpo e mente.
Ainda que muitas pessoas liguem esta prática à meditação, não tem de o ser necessariamente. Pode fazer meditação mindfulness, como pode fazer uma meditação dita ‘normal’.
O mindfulness centra-se no apreciar as pequenas coisas da vida à medida que elas vão aparecendo, sem julgamentos, sem racionalizar demasiado, simplesmente sentindo. É dar valor ao pequeno e singelo, desligando-se da necessidade de andar constantemente a prever o futuro e em profundo stress e ansiedade. É viver um dia de cada vez e permitir-se a sentir, independentemente das emoções que determinada situação lhe despertam. É, portanto, um modo de vida.
E o que é o mindfulness para crianças?
O mindfulness para crianças trata-se da noção de atenção ao que se passa em seu redor. É, basicamente, o mesmo que para os adultos (como está descrito acima). Tem apenas a particularidade de ter de ser estimulada e exercitada de forma diferente.
Quando realizada traz uma série de benefícios, como uma melhor capacidade de atenção, empatia, a calma e a gestão emocional.
Benefícios do mindfulness para as crianças
- Desperta a curiosidade;
- Melhora a capacidade de atenção, logo pode ajudar a aumentar o rendimento escolar;
- Reduz os sintomas de:
- Incrementa a habilidade de escutar;
- Desenvolve a criatividade;
- Proporciona-lhes um maior relaxamento, ficando mais recetivas e confiantes e felizes;
- Fazem menos julgamentos das situações. Observam o momento sem julgamento de quaisquer pensamentos ou emoções que possamos ter;
- Desenvolvem uma melhor e maior capacidade de prestar atenção a cada momento;
- Maior consciência do corpo, pensamentos e emoções:
- Uma maior e melhor capacidade de gerir as suas emoções negativas e não responder-lhes por impulso;
- Diminuição de conflitos sociais;
- Melhora as relações sociais.
Estes são apenas alguns dos muitos benefícios que os seus filhos podem experienciar se praticarem mindfulness de forma regular.
Acima de tudo, e resumindo, o que deve reter é que o mindfulness para crianças potencia o bem-estar da criança, a sua força e capacidade de lidar com os desafios do futuro, tornando-as em seres mais fortes, confiantes e com uma maior autonomia, livres de stress e ansiedades (das exacerbadas, claro).