É quase irresistível não nos demorarmos horas a observar um bebé a dormir. Se já o fez, provavelmente terá presenciado nele um sorriso que lhe terá feito derreter o coração. O seu bebé sorria para si? Provavelmente não. Estava a sorrir aos anjos que via durante o sono, como se ouve dizer por aí? Menos provável ainda. Então porque sorriem os bebés durante o sono?
Embora até à data não se saiba exatamente a razão para um bebé, especialmente recém-nascido, sorrir durante o sono, há várias teorias:
Desenvolvimento de emoções: durante a vigília, os bebés estão expostos a novos estímulos que são registados pelo seu cérebro em desenvolvimento. Estas experiências causam emoções diferentes que poderão ser processadas durante o sono. Assim, as emoções felizes vividas pelos bebés poderão ser refletidas por sorrisos durante o sono, sendo parte do desenvolvimento emocional.
Fase REM do sono: durante a fase Rapid Eye Movement (REM) do sono, o bebé poderá passar por algumas alterações fisiológicas que desencadeiam reflexos, como sorrir. Os sorrisos nos bebés durante esta fase do sono podem ainda ser causados por movimentos involuntários do corpo.
Sonhos agradáveis: na verdade não se sabe realmente se os bebés sonham ou não. Contudo, alguns especialistas admitem que quando os bebés sorriem durante o sono, poderá bem ser uma recordação de um episódio feliz ocorrido naquele dia.
Simplesmente gases: uma teoria menos glamorosa, mas bem provável, apesar de não estar cientificamente comprovada. O sorriso social nos bebés só tem início por volta dos 3 ou 4 meses de idade. Portanto, se um bebé sorri durante as primeiras semanas de vida, isso pode bem ser o resultado da… libertação de gases! Os bebés que experienciam cólicas causada por gases, ficam aliviados quando estes se libertam. Assim, uma possibilidade para o sorriso durante o sono é o alívio às cólicas que dá a libertação dos gases.