Estimular é todo o conjunto de actividades do dia a dia, físicas, motoras, emocionais, isto é, toda a interacção do seu filho com o mundo que o rodeia.
- A importância de estimular os sentidos do seu bebé
- Os sentidos
- A linguagem
- Estimulação motora e cognitiva
- Socialização e estímulos emocionais
- O afeto
É uma das competências mais importantes no desenvolvimento e diz respeito às relações que as crianças estabelecem, à sua autoconfiança, e ao respeito pelas regras sociais, pelos outros e de boa convivência. É claro que há crianças mais ou menos tímidas mas todas terão que comunicar e estabelecer relações com os seus pares e cuidadores. Promova o convívio e a independência de si, deixando-o livre para comunicar com outra crianças, com quem enriquece o vocabulário e com quem pode explorar o mundo de acordo com os seus interesses.
Em termos de saúde, o contato com o exterior e com os outros, fortalece o sistema imunitário. Mas faça-o com segurança.
Se ele estiver adoentado, febril não promova o contato, pois uma simples virose para o seu filho, pode ser um assunto sério para outra criança com deficiências no sistema imunitário, como frequentemente acontece com as crianças com necessidades especiais.
Não falar com estranhos continua a ser uma regra válida para qualquer criança e em qualquer idade. Converse com ele sobre as suas novas experiências, reconheça e dê valor às suas alegrias e tristezas, conquistas e derrotas, felicite-o ou console-o e transmita uma mensagem de perseverança em ambas as situações. “Não conseguiste, então vamos tentar outra vez!”.
Aproveite e liberte a criança que há em si… “desça” ao nível do seu filho… seja afetivo e respeite o ritmo de crescimento do seu filho. Brinque, converse com ele e não para ele.