Por volta dos três anos, as crianças começam a despertar uma grande curiosidade pelo mundo que as rodeiam. É a famosa fase dos “Porquês”.
Apesar de estarem familiarizados com esta nova etapa, nada prepara os pais para a quantidade de perguntas que vão começar a surgir em todos os diálogos. Com uma boa dose de paciência, é possível tornar este momento divertido e transformá-lo numa importante aprendizagem.
Qual a razão para as crianças só perguntarem “Porquê?”
A criança está a iniciar o processo de construção da sua própria identidade. Ou seja, é nesta altura que começa a se descobrir, a ter noção da importância daquilo que consegue fazer, ver e ouvir. A partir daí, torna-se curiosa sobre tudo aquilo que acontece ao seu redor e procura ter mais informações sobre como as coisas acontecem e a razão para tal.
A pergunta “Porquê?” pode ser também uma forma de manter uma conversa ou de pedir aos pais para continuarem a falar sobre algo, especialmente se ainda não tiver a capacidade para fazer as perguntas sobre as quais pode estar realmente estar curiosa. Noutros casos, as crianças usam o “Porquê?” para captar a atenção dos pais.
Qual a melhor forma de lidar com a fase dos “Porquês“?
Apesar de divertida e interessante, muitos pais começam, imediatamente, a questionar quanto tempo durará esta fase. Algumas sugestões:
- Demonstre empatia. Todos nós já fomos crianças e despertámos para um mundo cheio de estímulos, sem conseguirmos processar ou verbalizar a nossa curiosidade.
- Para além de paciência, a melhor estratégia é mesmo responder às perguntas. Isto não significa que deve ter uma resposta para tudo – muitas vezes, as perguntas podem ser bastante desafiantes –, mas “É uma boa pergunta. Podemos tentar descobrir mais logo?”, será sempre uma boa forma de contornar algumas das questões mais estranhas ou menos óbvias para os pais.
- Devolva as perguntas para que a própria criança tente explicar – vai, com certeza, ouvir respostas muito mais criativas comparadas com a realidade. Será útil para lidar com as perguntas que são feitas com mais frequência ou para aquelas que a criança sabe que os pais têm uma resposta.
- Procure apoio nos livros, pois são uma ótima ferramenta para desenvolver as capacidades do seu filho. Vai permitir-lhe conhecer novas palavras, partilhar experiências e alimentar a curiosidade.
Partilhamos algumas sugestões de livros:
- Porquê?, Tracey Corderoy
- Por que é que as Crianças Fazem Tantas Perguntas? – Como dar as respostas adequadas, Ana Vasconcelos e Paola Santagostino
- Mas Porquê?, Mac Barnett; Ilustração: Isabelle Arsenault
É esta constante procura da compreensão que vai levar a criança a fazer novas descobertas. Assim, divirta-se com o seu filho e lembre-se que está a ajuda-lo a compreender e a construir a sua própria perceção do mundo.