Atualmente, tantos são os livros que se focam na população mais jovem que escolher só um ou uma mão deles é difícil. Opções é o que não falta. Existem livros românticos, de fantasia, terror, comédia, ficção científica, etc. Fique com a nossa seleção de melhores livros para jovens.
Se não sabe o que oferecer ao pequeno jovem/jovem-adulto aí de casa, veja aqui a nossa seleção de 10 melhores livros para jovens.
A Distância Entre Nós
Stella Grant gosta de sentir que está tudo sob controlo – embora os seus problemas pulmonares a obriguem a permanecer no hospital durante a maior parte da sua vida. Com fibrose quística, a jovem tem de controlar a distância que a separa de algo ou alguém para prevenir infeções que ponham em risco a possibilidade de um transplante pulmonar (algo necessário para que sobreviva). Ela tem de se manter a um metro e oitenta de distância dos outros. É o limite.
Por outro lado, Will Newman, outro jovem doente, apenas quer ter controlo sob a sua saída do hospital. Ele não quer saber de tratamentos nem de novos testes clínicos. Dentro de dias fará dezoito anos e poderá decidir desligar-se de todas as máquinas para ir, por fim, conhecer o mundo que há para além dos hospitais. Will é exatamente alguém de quem Stella deve manter -se à distância. Mas, de repente, um metro e oitenta não é uma distância segura. Parece castigo. E se eles pudessem recuperar um pouco do espaço que os pulmões de ambos lhes roubaram? Será o espaço de um metro e oitenta entre eles tão perigoso assim já que a essa distância os seus corações pulam de alegria?
E se formos nós
de Adam Silvera e Becky Albertalli
Uma história de amor entre dois rapazes, que acreditam em coisas opostas, mas mesmo assim se complementam. Um livro que aborda a homossexualidade e mostra que nem sempre o que se procura é aquilo que é suposto encontrarmos.
Arthur só vai ficar em Nova Iorque durante o verão, mas ele acredita que isso não é impedimento para conhecer o grande amor da sua vida. Já Ben não acredita no amor. Ele só quer distância das conspirações do universo e dos seus planos secretos. Um dia, Arthur e Ben cruzam-se. Um encontro aparentemente banal dá início a uma história de amor cheia de emoções fortes, percalços, contrariedades e desafios. Mas, afinal, o que terá o universo reservado para estas duas almas? Talvez nada. Talvez Tudo!
À Procura de Alaska
de John Green
O autor que conquistou milhões de fãs com “A Culpa é das Estrelas” volta com este romance que envolve filosofia, história e dramas adolescentes. Fala do primeiro amigo, primeiro amor e das últimas palavras.
A Arte de Produzir Efeito sem Causa
de Lourenço Mutarelli
Depois de abandonar o emprego e o casamento por motivos que guardam uma infeliz coincidência, Júnior pede abrigo ao pai. Sem dinheiro nem perspetivas, divide os dias entre o velho sofá da sala, um bar e as conversas com uma jovem inquilina da casa. Vê a sua vida entretanto interrompida por pacotes misteriosos que chegam pelo correio. Assim, a sua realidade começa a ganhar contornos distorcidos e o protagonista vai mergulhando na sua própria consciência, que revelará os seus próprios limites e abismos.
Este livro faz com que os jovens embarquem numa viagem que os faz questionar o que é normal e qual o significado de loucura.
O caçador de pipas
de Khaled Hosseini
‘O caçador de pipas’ conta a história de Amir e Assan, dois meninos afegãos de classes sociais diferentes na década de 70. O ponto de partida do livro é a infância do protagonista, quando Cabul ainda não era a capital do país que foi invadido pela União Soviética, dominado pelos talibãs e subjugado pelos Estados Unidos.
Os momentos vividos pelos dois amigos muda a sua vida e prometem marcar a vida do leitor também.
O Sol Também é uma Estrela
de Nicola Yoon
Esta é a história de uma rapariga, um rapaz e o universo. A rapariga, Natasha, acredita na ciência e nos factos e não no destino. Já o rapaz, Daniel, é um excelente filho e estudante, que corresponde às expectativas do pai, e que acredita que o destino o juntou a Natasha para uma maravilhosa viagem. O papel do Universo neste livro consiste em mostrar que cada momento é único, que existe um milhão de possibilidades para cada situação mas que apenas um se tornará realidade.
Trata-se de um livro intenso, que o New York Times Book Review diz ser “uma abordagem profunda ao amor, ao acaso e à maturidade – e às diversas formas como interferimos uns nos outros, muitas vezes sem nos apercebermos disso”.
Por Treze Razões
de Jay Asher
Um livro de drama e terror, temas que, além do romance, apaixonam os jovens. Repleto de suspense, no “Por Treze Razões”, os jovens percebem que não podem parar o futuro, nem voltar ao passado. A única maneira de perceber o mistério é carregando no play.
Clay Jensen, o protagonista da história não quer ter nada a ver com as cassetes gravadas por Hannah Baker. Hannah está morta. Os seus segredos foram enterrados com ela. Mas a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está gravado naquelas cassetes e que ele é, em parte, responsável pela sua morte. Clay ouve as gravações ao longo da noite. Ele segue as palavras gravadas de Hannah pela pequena cidade onde vive… e o que descobre muda a sua vida para sempre.
Isto só acontece nos filmes
de Holly Bourne
Serenatas românticas, beijos à chuva e declarações de amor épicas… Isto só acontece nos filmes!
“Isto Só Acontece nos Filmes” recebeu excelentes críticas e é um romance sobre romance, um grito feminista aos estereótipos impostos às jovens raparigas e uma leitura absolutamente hilariante.
Os Filhos da Droga
de Christiane F.
“Filhos da Droga” é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o Ensino Secundário.
O livro assenta num testemunho real e que teve um grande impacto junto dos leitores um pouco por todo o mundo.
O relato desta adolescente sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro charro se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína, e o forte testemunho da sua mãe fazem de “Os Filhos da Droga” um livro sem paralelo. As páginas ensinam não apenas sobre a droga e os seus perigos, como também sobre o desespero, sobre as primeiras paixões e ilusões que com elas chegam, sobre cair e levantar e sobre superação e vontade própria. Por isso mesmo, por todos estes ensinamentos este é um “must-have” e, sem dúvida, um dos melhores livros para jovens de toda a história da literatura.
1984
de George Orwell
1984 oferece hoje uma descrição quase realista do grande sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas (as em que vivemos hoje em dia). A eletrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir, nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos, o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo – converteu-se numa vulgaridade quotidiana. Caso para dizer que este é um belo “abre olhos” para os jovens relativamente à sociedade em que crescem.
Estes são apenas alguns daqueles que consideramos ser os melhores livros para jovens da atualidade.