Já experimentou uma sessão artística com o seu bebé? Naturalmente referimo-nos à produção “artística” com os dedos e com tinta para bebés. Sim, claro que esta tinta deve ser produzida a pensar que irá parar (pelo menos alguma) à boca do bebé. Por isso, tem que ser uma tinta comestível, sem componentes tóxicos.
Porquê atividades com tinta para bebés?
Regra geral, os bebés estão atentos e são estimulados por tudo o que se encontra à sua volta. Afinal, tudo é novo, tudo é visto e experienciado pela primeira vez!
As cores, as texturas, as formas e os sons são um enorme atrativo para os bebés. Tudo é novidade, tudo pede para ser tocado, explorado e experimentado. Neste contexto, a tinta para bebés é fundamental para aprender novas competências que irão ser a base da aprendizagem futura.
Portanto, a partir dos seis meses de idade já poderá oferecer ao bebé uma incrível experiência sensorial com tinta para bebés. É uma atividade que causa grande sujidade, mas vale bem a pena.
Primeiro tem que comprar ou preparar (aconselhamos esta última opção, com receitas abaixo) as tintas. Depois prepare o espaço (de preferência no chão, mas pode usar a cadeirinha da papa), com papel e proteção do chão. O bebé deve vestir roupa apropriada ou velha. Se estiver muito calor, pode mesmo ficar só de fralda. Finalmente, deverá estar preparado para dar um banho ao bebé no final da atividade!
Benefícios
Ora vejamos alguns dos benefícios que oferecem as atividades com tinta para bebés:
- Em primeiro lugar, é muitíssimo divertido!
- É uma estimulante experiência sensorial (estimula e desenvolve o toque, visão, olfato, paladar)
- Desenvolve a motricidade fina e grossa
- Fortalece os músculos das mãos, braços e dedos
- Ótima atividade para os momentos de barriga para baixo
- Promove o desenvolvimento cognitivo, através da mistura de cores, por exemplo
- Ensina a criança as cores primárias e a misturá-las obtendo as cores secundárias
- Estimula a imaginação
- Pode ser uma excelente atividade de relaxamento
Receitas de tinta para bebés
1- Tinta para bebés com farinha de trigo
Ingredientes
- 1 copo de farinha de trigo
- 1 copo de água morna
- Corantes alimentares
Preparação
Misture a farinha com a água morna num recipiente com uma varinha de arames. O uso da varinha de arames ajuda a desfazer grumos que se formem. Deite a mistura em frascos (um para cada cor) e acrescente o corante alimentar em cada um deles. Conserve a mistura no frigorífico. Esta poderá durar até duas semanas dado que não possui conservantes. Por isso verifique sempre que não está estragada antes de a oferecer ao bebé.
Nota: pode ser suficiente produzir apenas as três cores primárias (vermelho, azul e amarelo) pois o bebé irá misturar as tintas e verificar a formação de novas cores.
2- Tinta para bebés com amido de milho
Ingredientes
- 1 copo de amido de milho
- 1 copo de água fria
- 3 copos de água a ferver
- corantes alimentares
Preparação
Misture o amido de milho e a água fria num tacho. Adicione, gradualmente, a água a ferver até ficar tudo muito bem misturado. Leve ao lume, mexendo sempre, até a mistura ficar cremosa. Deite a mistura em frascos (um para cada cor) e acrescente o corante alimentar em cada um deles. Conserve a mistura no frigorífico. Esta poderá durar até duas semanas dado que não possui conservantes. Por isso verifique sempre que a tinta não está estragada antes de a oferecer ao bebé.
E tinta para bebés com sabor?
Bem, claro que sim. A experiência sensorial fica mais rica. Pode adicionar um pouco de mel, xarope de fruta (que o bebé possa consumir) açúcar ou outro sabor natural à mistura. No entanto, não se esqueça que é sempre preferível evitar ou pelo menos minimizar o consumo de açúcar pelas crianças.
Outras versões
Pode também usar o cereal da papa, misturando-o com água até ficar cremoso. Depois só tem que adicionar um pouco de corante alimentar.
O uso de iogurte com um pouco de corante alimentar é outra alternativa viável.
Pode ainda usar alimentos para obter cores para a tinta, como beterraba, cenoura e alguns frutos como mirtilos.
Finalmente, certifique-se que o seu bebé não é alérgico a nenhum dos ingredientes usados na produção da tinta para bebés caseira.
Boa diversão!