8 coisas que os adolescentes deveriam saber antes de serem adultos. Gostaria de ter sabido algumas coisas na sua adolescência que lhe teriam feito a via mais fácil e evitado problemas?
Durante a adolescência a visão que temos do mundo é muito diferente da daqueles que quem andam cá há mais tempo. Mas não diga isto em voz alta junto do seu filho adolescente pois provavelmente vai levar com um “umpf!” repleto de indignação!
As experiências são um forte motor de aprendizagem. E quando são más, então, podem ser mesmo marcantes.
Por isso, se um adolescente puder saber através de quem já passou por muitas experiências, o que abraçar e evitar, tanto melhor. Claro que sabemos que qualquer conselho parental entrará a 100 e sairá a 1000 dois ouvidos de um filho adolescentes.
Assim, descobrimos nove conselhos oferecidos por adultos a adolescentes na escola secundária na rede social norte-americana Reddit. Os conselhos sobre comportamentos e formas de encarar a saúde mental são de quem viveu e … quem sabe tenha tido que aprender da pior forma!
Vamos lá então ver as 8 coisas que os adolescentes deveriam saber antes de serem adultos.
1. Podes e deves dizer NÃO
“É aceitável dizer não a qualquer pessoa”, aconselha um utilizador. Esta pessoa vai mais longe e explica que nenhum adolescente deve permitir que outrem o faça sentir culpado por não fazer algo que ele não quer ou não se sente confortável para fazer.
2. Confia nos teus instintos
“Aprende a confiar nos teus instintos quando estiveres em situações estranhas”. Este precioso conselho é de outro utilizador da plataforma social que indica ainda que se um adolescente sente que algo está errado, provavelmente estará mesmo. Por isso, em vez de confiares cegamente em outrem, ouve-te a ti mesmo.
3. Sê aberto nas amizades
“Medir se alguém tem o potencial de se tornar um novo amigo teu não tem a ver com gostarem de um conjunto de coisas que tu gostas”, acrescenta o utilizador que deixou a primeira recomendação.
Com efeito, é muito fácil um adolescente discriminar as amizades devido aos gostos pessoais. Assim, o utilizador opina que um adolescente pode ser amigo de outro que gosta de coisas sobre as quais ele não ouviu falar ou acha que não gosta.
“De qualquer forma, estás num momento da vida em que muito do que gostas e não gostas está sujeito a mudar”, lembra.
4. Os empregados das lojas não ligam ao que vais comprar
Na adolescência existe uma enorme autoconsciência e receio de se ser julgado. Fazer compras, principalmente de artigos mais íntimos, pode ser uma aventura penosa para um adolescente. Mas o funcionário que está na loja muito provavelmente não quer saber. Afinal são produtos que estão à venda ao público geral.
“Comprar qualquer coisa (produtos para o período menstrual/ preservativos/ medicamentos/ laxantes/, etc.) para a pessoa da tua vida é amável e não importa o que alguém pensa”, explica outro utilizador.
5. Cuida da tua saúde mental
É mais comum do que parece um adolescente sentir-se deprimido ou ansioso. As razões podem ser muitas e variadas. Por isso, outro utilizador do Reddit recomenda a qualquer adolescente: “não adies o tratamento de problemas de saúde mental. Desenvolver mecanismos não-saudáveis para lidar com problemas emocionais irá dar cabo de ti mais tarde”.
Sendo assim, “se estás com problemas, encara-os de frente, imediatamente. Pode levar tempo, mas começa o trabalho agora”, acrescenta.
6. Sê sensato nos desentendimentos
Outro utilizador aconselha os adolescentes a aprenderem a “atenuar situações difíceis”. A mesma pessoas dá um exemplo passado numa sala de aula: o professor ensina um conceito. Contudo, o que é dito vai contra o que o aluno aprendeu. Assim, em vez de entrar em confronto com o professor, dizendo-lhe que está errado, o aluno deve escolher bem as suas palavras:
“Desculpe, poderei estar errado, mas achava que/aprendi Y”, escreve. O utilizador explica que esta forma de chamar a atenção não irá por o professor na defensiva. Assim, o professor ou irá corrigir-te de forma amável ou irá agradecer-te, também amavelmente, pela tua correção.
7. Admite sempre que estejas errado
Outro precioso conselho para adolescentes: “quando cometeres um erro, admite-o. As pessoas têm maior tendência a ajudarem-te quando admites que fizeste algo estúpido. Isto aplica-se à escola, trabalho e vida pessoal”. O utilizador exemplifica com um trabalho escolar. Se o aluno vai prontamente expor que está a correr mal e pedir mais algum tempo ou sugestões, há mais possibilidades de ser ouvido e ajudado.
8. Aproveita bem estes anos
Quem nunca ouviu dos adultos, durante a adolescência, que esta era a melhor fase da vida? Provavelmente achávamos que era uma perfeita mentira. Olhamos para trás agora e se calhar até admitimos que sim, foi ótima.
Portanto, “embora talvez não acredites naqueles que dizem que estes vão ser os melhores anos da tua vida, tenta tirar o melhor deles, de forma a gostares desta fase”, remata outro utilizador.
Conselhos de adultos “tolos” para o seu adolescente? Bem, não custa nada tentar que o seu tesouro que está na “idade do armário” leia estes conselhos de adultos que tiveram que aprender provavelmente da pior maneira…