Chegado o momento de a mãe, na maior parte dos casos, ter que voltar a trabalhar depois do nascimento do seu bebé, chegam sentimentos de angústia, insegurança e de culpa face ao “abandono” do bebé.
Contudo, na sociedade atual, a grande maioria dos casais não tem alternativa e a mãe tem que retomar a sua vida profissional. Escolher uma creche requer cuidados e a forma como o bebé é integrado num ambiente e a cuidadores que lhe são completamente estranhos, exige planeamento e uma fase de transição cuidadosamente planeados.
Ajudar o bebé a integrar-se na creche
A difícil tarefa de escolher uma creche
Quando os pais escolhem uma creche para deixar o seu bebé procuram não só um serviço de qualidade mas profissionais que tenham em consideração o bem-estar do bebé, que sejam capazes de manter um diálogo aberto e contínuo com a família e, em alguns casos, que tenham competências para responder às dificuldades com que se confrontam no dia-a-dia relativamente aos cuidados e educação do bebé.
A transição do bebé de casa para a creche
A forma como os bebés experienciam a transição dos cuidados maternos para a creche, também depende da forma como os seus cuidadores principais (pais, avós, etc.) interagem com ele nos seus ambientes habituais (em casa dos pais, em casa dos avós).
Para que esta transição seja suave para o bebé, os pais e os profissionais da creche devem criar e manter uma relação de proximidade e de cooperação para que, em conjunto, possam assegurar a continuidade entre o ambiente habitual do bebé e para o apoiar nesta mudança tão grande na forma como lhe são prestados os cuidados, desde a alimentação ao brincar.
Dar a conhecer as rotinas diárias do bebé aos profissionais da creche (o horário para comer, dormir, brincar, etc.) e o seu temperamento é fundamental para que o bebé sinta estabilidade e consiga lidar emocionalmente com o afastamento da mãe.
Preparar a entrada para a creche
O processo de transição casa/creche tem início muito antes da entrada do bebé na creche.
Algumas práticas recomendadas pela literatura podem facilitar esta transição. Abaixo encontra algumas delas organizadas de acordo com o momento do processo: antes da entrada e durante os primeiros dias de frequência da creche.
Antes da entrada na creche
- Fornecer informação oral e/ou escrita sobre a filosofia da creche, os serviços e as atividades disponibilizados na instituição;
- Reunir com a família para obter informação relevante sobre o bebé respetiva família;
- Registar por escrito informação relevante sobre o bebé e respetiva família;
- Registar o que a família pensa que se deve fazer para facilitar a adaptação do bebé à creche;
- Convidar a família a conhecer a sala que o bebé vai frequentar;
- Informar a família sobre os procedimentos ao nível do acolhimento diário da criança (ex: onde a família deve entregar a criança e colocar os objetos pessoais, a necessidade de informar sobre eventuais problemas da criança ocorridos na véspera);
- Fornecer aos profissionais que irão lidar mais direta e frequentemente com o bebé informação relevante sobre o bebé e respetiva família;
- Apresentar à família os profissionais (educado de infância e/ou ajudantes de ação educativa) que irão lidar mais direta e frequentemente com o bebé.
Primeiras semanas de frequência da creche
- Organizar a entrada do bebé na creche de acordo com uma calendarização pré-estabelecida e acordada com a família;
- Ter um profissional, previamente escolhido, responsável pelo acolhimento do bebé e da família no primeiro dia de frequência da creche;
- Incentivar a família a aumentar o tempo de permanência do bebé na sala de forma gradual;
- Permitir que o bebé utilize na creche o(s) seu(s) objeto(s) de conforto preferido(s) como um brinquedo, fralda, cobertor, etc.;
- Convidar a família a passar algum tempo na sala, com o bebé, à chegada e/ou à saída;
- Permitir que a família possa telefonar ou visitar a sala para saber como está o bebé, sempre que sentir necessidade;
- Permitir a existência de um profissional que fique com mais responsabilidades na prestação de cuidados a cada bebé, assim como nas interações com o mesmo;
- Incorporar nas práticas dos profissionais que lidam mais diretamente e frequentemente com o bebé as rotinas de cuidados desenvolvidas na família (ex: forma como a criança é alimentada, acalmada, adormecida);
- Prestar informações, diariamente, à família sobre a forma como está a decorrer a adaptação do bebé à creche;
- Procurar saber a forma como a família está a lidar com a transição do bebé para a creche;
- Prestar apoio à família quando o bebé e/ou a família demonstram dificuldades a nível da transição do bebé para a creche e encaminhar para apoio especializado as situações mais complexas;
- Reunir com a família para analisar o modo como o bebé se está a adaptar à creche;
- Registar por escrito o modo como cada bebé se está a adaptar à creche.
Outras práticas de integração do bebé podem constar em:
- Permitir que a família visite o bebé à hora do almoço;
- Afixar fotografias da família na sala do bebé;
- Afixar na porta da sala algumas orientações facilitadoras de uma transição bem-sucedida do bebé para a creche (ex: trazer um objeto familiar, entrada gradual);
- Permitir que as famílias levem a alimentação do bebé de casa nas primeiras semanas.
Face às evidências da importância da passagem do bebé para a creche como sendo uma fase que representa um momento decisivo que pode influenciar consideravelmente a aprendizagem e desenvolvimento do bebé/criança, esta passagem deve ser feita com um planeamento cuidadoso por parte das famílias e pelas creches.
Através da implementação de um conjunto de práticas facilitadoras da transição do ambiente familiar para a creche, atendendo às características individuais do bebé e da família e de forma a assegurar a continuidade entre os contextos de desenvolvimento e a facilitar a adaptação do bebé e da família à creche.
“A creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.” *
Bibliografia: Estudo “Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé”, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) e pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos da América [consultado online a 25 de janeiro de 2017 na Revista Multimédia de Investigação em Educação / Multimedia Journal of Research in Education. Sensos-e Vol: I Num: 2 ISSN 2183-1432]
* In “Manual de processos-chave creche”, 2ª edição, Segurança Social I.P.