O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo e dinâmico e evolui em etapas sucessivas desde o nascimento. Progressivamente, o bebé vai desenvolvendo as suas capacidades motoras, intelectuais e a relação com o que o rodeia.
A avaliação do desenvolvimento realiza-se de acordo com vários parâmetros como a capacidade motora, o desenvolvimento intelectual e comportamento social, a percepção visual e auditiva, a linguagem, mas sempre em função da idade do bebé e comparados com a média de um grupo de bebés da mesma idade.
Assim, não existe uma norma, apenas indicativos (médias do grupo de bebés da mesma idade) uma vez que as aquisições são comuns a todos os bebés mas a velocidade com que aparecem não é, havendo muitas variações de uma criança para outra, pois todas são diferentes.
Desta forma, a idade com que as crianças começam a andar e a dizer as primeiras palavras é muito variável e depende de vários fatores.
Algumas crianças começam por gatinhar antes de dar os primeiros passos e começam logo a andar. Outras fazem-no mais tarde ou podem nem chegar a gatinha sem que haja nisso motivo para preocupação.
Cada criança tem o seu ritmo e maturidade motora o que não significa que seja “atrasada” quando demora mais tempo a começar a andar ou a falar.
É muito importante que os pais compreendam as diferentes as etapas do desenvolvimento infantil e aprendam a dar tempo para o seu filho crescer.
Quando as crianças começam a caminhar, os passos são assimétricos ou desajeitados porque ainda precisam de treinar o equilíbrio. Depois de várias tentativas falhadas e algumas quedas, os passos tornam-se seguros e firmes e, quando dêr por isso, o seu filho já percorre a casa sem precisar de ajuda.
A aquisição da fala também varia, sem que também isso deva preocupar os pais. O estímulo dos adultos é fundamental para que a criança comece a dizer as suas primeiras palavras e a diversificar o seu vocabulário.
No início, é normal que só os pais e as pessoas mais próximas da criança percebam o que ela quer dizer mas isso muda rapidamente.
Andar e falar, cada criança tem o seu tempo
A título de exemplo, deixamos alguns marcos do desenvolvimento e a faixa etária em que podem ocorrer demonstrando, assim, como cada criança pode adquirir determinada competência num período de tempo diferente sem que isso constitua motivo de alarme:
- O bebé eleva a cabeça quando está deitado: entre os 2 e os 3 meses;
- Eleva o tronco quando está deitado: entre os 2 e os 7 meses;
- Brinca com as mãos: entre os 2 e os 8 meses;
- Leva objetos à boca: entre os 4 e os 7 meses;
- Brinca com objetos: entre os 5 e os 8 meses;
- Tenta levanta-se quando deitado de costas: entre os 5 e os 8 meses;
- Brinca com os pés: entre os 4 e os 10 meses;
- Volta-se sozinho: entre os 7 e os 11 meses;
- Fica sentado: entre os 8 e os 12 meses;
- Aguenta-se de pé: entre os 10 e os 14 meses;
- Gatinha: entre os 9 e os 11 meses;
- Anda agarrado aos móveis: entre os 9 e os 16 meses;
- Anda com ajuda: entre os 7 aos 19 meses;
- Levanta-se sozinho: entre os 10 e os 15 meses;
- Anda sozinho em equilíbrio: entre os 14 e os 22 meses.