Avaliação do desenvolvimento 6 meses
O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.
As escalas de desenvolvimento e os testes servem como “padrão de referência da normalidade”, contribuindo para vigiar a saúde infantil e, ao mesmo tempo, motivar e encorajar os pais / educadores, que convivem e observam a criança no seu contexto natural, a levantarem questões e a participarem na promoção do desenvolvimento dos seus filhos.
Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 6 meses
Postura e motricidade global
- Em decúbito ventral (deitado de barriga para baixo) – apoia-se nas mãos;
- Em decúbito dorsal (deitado de costas para baixo) – levanta cabeça, membros inferiores na vertical com dedos fletidos;
- Em tração pelas mãos – faz força para se sentar;
- Mantém-se sentado(a) sem apoio;
- De pé faz apoio.
Visão e motricidade fina
- Tem preensão palmar;
- Leva os objetos à boca;
- Transfere objetos;
- Esquece imediatamente o objeto quando este cai;
- Apresenta boa convergência (estrabismo anormal).
Audição e linguagem
- Segue os sons a 45cm do ouvido;
- Vocaliza sons monossílabos e dissílabos;
- Dá gargalhadas.
Comportamento e adaptação social
- É muito ativo(a), atento(a) e curioso(a).
Sinais de alarme 6 meses
- Ausência de controlo da cabeça;
- Tem membros inferiores rígidos e faz passagem direta à posição de pé quando se tenta sentar;
- Não olha nem pega em qualquer objeto;
- Apresenta assimetrias;
- Não reage aos sons;
- Não vocaliza;
- Tem desinteresse pelo ambiente;
- Apresenta irritabilidade;
- Tem estrabismo manifesto e constante.
Atividades promotoras do desenvolvimento
- Oferecer brinquedos apropriados como uma bola de tamanho médio, de cores vivas, cubos de arestas redondas, de modo a estimulá-lo(a) a passar o objeto de uma mão para a outra.
- Sentá-lo(a) com apoio para que possa participar mais ativamente no meio que o rodeia.
- Incentivar para que produza novos sons com a boca. Conversar e dançar com o(a) bebé.
- Colocar o(a) bebé num tapete adequado e incentivá-lo(a) a deslocar-se rolando e a pegar nos brinquedos que estejam mais longe.
- Proporcionar brincadeiras de interação, colocar à frente do espelho e não prevenir situações que lhe causem frustrações (elemento forte de aprendizagem).
- Não entrar em conflito durante a refeição, que constitui uma oportunidade de interação sem pressão.
- Ritual do sono reforçado antes de dormir.
Desenvolvimento infantil
A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A avaliação desse percurso, a deteção precoce de quaisquer perturbações, e das implicações que estas têm na qualidade de vida e no sucesso educacional e integração social da criança, são o principal objetivo da vigilância de saúde infantil e juvenil.
Nem todas as crianças chegam à mesma idade no mesmo estádio de desenvolvimento. Para além disso, o desenvolvimento infantil processa-se muitas vezes de forma descontínua, com “saltos”.
No que toca ao desenvolvimento intelectual, o estímulo e a promoção do desenvolvimento são fundamentais para que cada criança possa atingir o máximo das suas potencialidades, quer no seu processo educativo e social, quer nas áreas para as quais está particularmente apta.
Assim, o acompanhamento das aquisições do desenvolvimento deverá ser um processo flexível, dinâmico e contínuo, à semelhança, aliás, do próprio processo maturativo da criança.
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 – 6 Semanas
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 9 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 12 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 18 Meses
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 2 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 3 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 4 Anos
- Escala de avaliação do desenvolvimento de Mary Sheridan: 5 Anos
Fonte: Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil que entrou em vigor a 1 de Junho de 2013 e substituiu o Programa-tipo de Actuação em Saúde Infantil e Juvenil, Orientação Técnica nº12, 2ª edição de 2005. Norma 010/2013 de 31/05/2013