À medida que o seu bebé cresce, fica mais desperto para o mundo e atento aos estímulos externos.
Paralelamente à vontade inata de explorar, o desenvolvimento motor cria as condições necessárias para que o bebé se comece a movimentar de forma autónoma: os músculos das costas e do pescoço ficam cada vez mais fortes e capazes de suportar o peso da cabeça e equilibrar o tronco.
Ao mesmo tempo, o bebé ganha controlo sobre os movimento de braços e pernas o que também lhe dá mais equilíbrio motor e controlo sobre os movimentos do corpo.
Em breve, o seu bebé começa a sentar-se, passando depois a gatinhar, a ficar de pé e, finalmente, a dar os primeiros passos.
Quando é que o bebé se vai sentar?
A maioria das crianças, começa a rolar o corpo de um lado para o outro por volta dos 4 meses. Antes disso, por volta dos 3 meses, consegue levanta a cabeça e os ombros, apoiando-se nos antebraços. Gradualmente, se o deitar de barriga para baixo, começa a elevar-se com apoio das mãos e dos braços e vira a cabeça para rebolar e voltar à posição inicial.
Várias competências/estímulos contribuem para tão rápida evolução do bebé no primeiro ano de vida:
O gradual controlo da cabeça, a tentativa de agarrar os pés para se sentar, a vontade de apanhar os brinquedos, a capacidade de agarrar e transferir os objetos de uma mão para a outra, de manter o tronco direito e se virar, o desenvolvimento das competências sociais, tudo se conjuga para que o bebé se consiga sentar, com apoio, por volta dos 6 meses de idade.
O progressivo desenvolvimento motor, muito potenciado pelas brincadeiras e pela vontade de alcançar os objetos, faz com que a maioria dos bebés, seja capaz de se sentar sozinho e sem apoio, mantendo-se em equilíbrio por volta dos 8 meses.
Como estimular o seu bebé a sentar-se?
Brincar e passar tempo com o bebé é a melhor forma de contribuir e estimular o seu desenvolvimento.
- Coloque o seu bebé de bruços no chão e chame-lhe a atenção com um brinquedo de modo a que levante a cabeça, exercitando os músculos do pescoço e o controlo da cabeça;
- Estimule a sua curiosidade com brinquedos adaptados a cada uma das fases do desenvolvimento e interesses do seu bebé. Nesta altura, os brinquedos multi coloridos e que produzem barulho são muito apreciados;
- Quando o seu bebé se conseguir sentar por algum tempo, mesmo que apoiado, coloque os seus brinquedos favoritos a alguma distância para o incentivar a esticar os braços e o trono para os alcançar;
- Organize o espaço para que brinque em segurança;
- Diga palavras de incentivo e festejem juntos cada nova conquista, mesmo aquelas que lhe parecem muito pequeninas!
As idades referidas são indicativas. É bom recordar que cada criança se desenvolve ao seu próprio ritmo sem que isso signifique que exista algum atraso no seu desenvolvimento. As crianças prematuras, por exemplo, podem demorar mais tempo a adquirir determinadas competências mas, mesmo assim, não há regras.
Se, por algum motivo, estiver preocupada com as competências do seu bebé, consulte o pediatra.
Leia também