O primeiro ano de vida é um período extraordinário do desenvolvimento.
Em 12 meses, o bebé aprende mais do que no resto da vida. Em apenas alguns anos, a criança dá um passo de gigante, pois passa de um nível de baixa atividade para outro que lhe permite correr, falar, comer sozinha, tratar da sua higiene, vestir-se e muito mais.
Para que este desenvolvimento ocorra, o bebé vai construindo conhecimento em cima de conhecimento. Cada nova experiência potencia este conhecimento e reforça as suas ligações neurológicas.
Uma fase do desenvolvimento pressupõe que outra foi alcançada e serve de alicerce para a construção de novos saberes
Por isso é tão importante estimular o bebé desde que nasce. Todas as ações, por pequenas que lhe pareçam, estão a contribuir ativamente para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo do bebé.
Entre os 4 e o 6 meses, a criança começa a relacionar os seus sentidos. Quando dois deles atuam sobre a mesma coisa, dá-se essa relação e, gradualmente, a criança começa a agir intencionalmente.
Compreende que uma ação dá origem a uma consequência e evolui a partir dai para novos conhecimentos e relações. A coordenação visuo-motora vai-se aperfeiçoando e aprende a olhar para o lugar de onde vem o ruído ou a dar pancadas para voltar a ouvir o barulho.
Ao mesmo tempo, a mão da criança vai-se treinando e, do reflexo inicial de agarrar, a criança passa a apanhar os objetos e a movê-los de uma mão para a outra. Melhora o movimento das mãos e a posição dos dedos e, aos 12 meses, consegue fazer o movimento de pinça agarrando os objetos apenas com os dedos indicador e polegar.
Ao mesmo tempo que se desenvolvem as competências motoras, outras amadurecem. No primeiro mês de vida, os músculos do recém-nascido estão imaturos e não consegue segurar a cabeça. Aos 4 meses já segura a cabeça e aos 7 já se senta com apoio. Aos 10 meses, senta-se sozinha e gatinha e, aos 12 meses, caminha com ajuda.
Todo este desenvolvimento motor é acompanhado pelo desenvolvimento neurológico
O sistema nervoso do bebé comanda as ações físicas e este primeiro ano é de uma evolução notável. O rápido desenvolvimento neurológico permite à criança começar a falar com relativa rapidez. A necessidade de comunicar com os outros leva o recém-nascido a fazer os primeiros barulhinhos, para passar a sorrir com intencionalidade e a dizer as primeiras palavras.
Por volta dos 5 meses, o bebé ri-se à frente do espelho e consegue reconhecer-se nele. Aos 6 meses distingue os estranhos e, aos 8 meses, assusta-se perante desconhecidos.
O choro também é uma forma de o bebé comunicar as suas necessidades. Está com fome, frio, dor, triste ou precisa de atenção e carinho.
Aos 7 meses, o bebé brinca a emitir sons com a boca e a ouvir a sua própria conversa. Por volta dos 10 meses, diz a sua primeira palavra. Com 12 meses já pronuncia 4 ou 6 palavras mas percebe mais do que aquelas que consegue dizer. Aos 18 meses, a criança fala bastante muitas vezes, numa linguagem que só ela e os pais percebem.
Conseguir fazer todas estas coisas, aparentemente fáceis para um adulto, exige muito esforço e tempo à criança
Cada uma tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e não se deve cair na tentação de fazer comparações com outras crianças.
Todas as fases do desenvolvimento, tal como as tabelas de percentis do peso e da altura, são baseadas em médias, mas a criança pode estar atrasada ou antecipada relativamente à média das crianças com a mesma idade, sem que isso constitua um sinal de alarme.
Em caso de dúvida, fale com o pediatra para esclarecer todas as suas dúvidas e ficar tranquila.