Muitos bebés nascem com os olhos claros, com uma cor não definida entre um tom azul ou acinzentado porque têm pouca melanina nos olhos. A melanina é um tipo de pigmentação que dá cor aos olhos, pele e cabelo. A quantidade de melanina na íris, a parte colorida do olho, irá determinar a cor definitiva dos olhos da criança. Com que idade a cor dos olhos do bebé se define?
Com que idade a cor dos olhos do bebé se define?
O papel da genética na cor dos olhos do bebé
O DNA que o bebé recebe dos pais determina se os seus olhos serão azuis, castanhos, verdes ou de uma outra cor. O bebé pode nascer com olhos azuis (porque os olhos quase que não produzem melanina dentro do ventre e não são estimulados pela luz natural).
Após o nascimento, a luz estimula a produção de melanina, o que pode alterar a cor inicial dos olhos que ou escurecem ou mudam mesmo de tom.
Como se desenvolve a cor dos olhos dos bebés?
A melanina é uma pigmentação castanha e é a quantidade desta pigmentação presente na íris que determina se a criança terá os olhos claros ou escuros.
Ou seja, não existe pigmentação azul, verde ou cinzenta nos olhos, apenas o grau da cor castanha influência a cor definitiva dos olhos.
Assim, à medida que o tempo passa, a cor tende a definir-se entre o azul, o verde ou o castanho de acordo com o grau de pigmentação da íris.
Com que idade a cor dos olhos do bebé se define?
Após o nascimento, a exposição à luz solar ativa a produção de melanina na íris e esta muda de cor até se tornar definitiva por volta dos 6 – 9 meses de vida.
Nessa altura, a íris já ganhou pigmentação suficiente para se conseguir determinar qual será a cor final. Pelos 12 meses, a maioria dos bebés já tem a cor definitiva estabelecida apesar de algumas crianças apresentarem alterações subtis até aos 5 – 6 anos.
A cor dos olhos é determinada por fatores genéticos, à semelhança da cor da pele e dos cabelos. Assim, a cor dos olhos do bebé, é herdada dos pais ou, de acordo com uma complexa conjugação genética, a cor pode ser igual à de algum antepassado familiar.
A cor definitiva dos olhos depende da ação de três genes. Pais com olhos claros podem gerar filhos com olhos escuros se os bebés herdarem mais genes que produzam melanina.
Depois dos 5 – 6 anos dificilmente ocorrem mudanças na cor dos olhos da criança a não ser que existam traumatismos oculares ou a interferência na cor devido a algum medicamento.
Algumas doenças ou alterações genéticas como as uveítes, albinismo (caso em que a pigmentação da íris é tão escassa que os olhos podem ser cor-de-rosa) e a síndrome de Horner congénita (doença que afeta um olho que fica mais claro do que o outro) também podem mudar a cor.