Sim, leu bem. 84,3% dos jovens portugueses entre os 11 e os 17 anos de idade são sedentários. Isto significa que apenas 15,7% dos jovens portugueses pratica pelo menos uma hora diária de exercício físico.
Os dados são de um estudo efetuado por investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com efeito, o estudo que foi publicado na revista científica Lancet Child and Adolescent Health, analisou os índices de atividade física de rapazes e raparigas naquela faixa etária, mundialmente.
Esta percentagem de 84,3% de jovens portugueses sedentários coloca o nosso país em 79º lugar, numa lista de 146 países. Este resultado é, como se pode esperar, bastante preocupante. É que Portugal situa-se, efetivamente, entre os países como mais adolescentes sedentários no mundo!
As tendências mundiais de inatividade física nos jovens
O estudo da equipa da OMS baseou-se em dados recolhidos de 1,6 milhões de estudante de 11 a 17 anos de idade, de 146 países, como referido. As tendências de inatividade física entre aquela faixa etária foram analisadas entre 2001 e 2016.
Os dados foram recolhidos através de sondagens nas escolas sobre os níveis de atividade física.
Foram considerados para a análise todos os tipos de atividade física, como brincadeiras ativas, atividades recreativas, desportos, atividades domésticas, educação física e exercícios planeados. Foram ainda tidos em conta vários tipos de transporte ativo, como andar a pé e de bicicleta.
De forma geral, os investigadores apuraram que 80% dos adolescentes que frequentavam o ensino não seguem as recomendações atuais sobre a prática de atividade física. Atualmente, recomenda-se que os jovens pratiquem pelo menos uma hora diária de atividade física vigorosa.
Em termos de sexo, a inatividade física afeta 85% dos rapazes e 78% das raparigas. Globalmente, a prevalência de atividade física insuficiente diminuiu ligeiramente nos rapazes entre 2001 e 2016 (de 80% para 78%). No entanto, não se registou alterações nas raparigas, mantendo-se os 85% de Globally, thatividade física insuficiente.
Foi ainda apurado que as raparigas são menos ativas do que os rapazes em todos os países exceto quatro (Tonga, Samoa, Afeganistão e Zâmbia).
“É necessária uma ação com diretivas urgentes para aumentar a atividade física já, particularmente para promover e reter a participação das raparigas em atividade física”.
Países onde os jovens são mais sedentários
Relativamente aos jovens que são mais sedentários, destaca-se a Coreia do Sul. Com efeito, neste país 94,2 % dos jovens não chegam a praticar uma hora de atividade física vigorosa. A Itália é o único país europeu a integrar a lista dos países com adolescentes mais inativos do mundo, com o décimo lugar. Efetivamente, são 88,6% os jovens inativos!
- 1.Coreia do Sul (94,2%)
- 2. Filipinas (93,4%)
- 3. Camboja (91,6%)
- 4. Sudão (90,3%)
- 5. Timor-Leste (89,4%)
- 6. Zâmbia (89,3%)
- 7. Austrália (89%)
- 8. Venezuela (88,8%)
- 9. Nova Zelândia (88,7%)
- 10. Itália (88,6%)
Países onde os jovens são menos sedentários
Vai pensar que seguidamente vamos apresentar países exemplares em termos de atividade, certo. Mas não, não é isso que vamos fazer. É que os 10 países com menores índices de inatividade física entre os jovens possuem igualmente índices assustadores de jovens inativos! Confira, pois, a lista que apresentamos abaixo:
- 1. Bangladesh (66,1%)
- 2. Eslováquia (71,5%)
- 3. Irlanda (71,8%)
- 4. Estados Unidos da América (72%)
- 5. Bulgária (73,3%)
- 6. Albânia (73,9%)
- 7. Índia (73,9%)
- 8. Gronelândia (73,9%)
- 9. Finlândia (75,4%)
- 10. República da Moldávia (75,7%)
Temos então, por um lado a Coreia do Sul como o país com mais jovens fisicamente inativos. Por outro lado surge o Bangladesh a encabeçar a lista de países com menos jovens inativos. Mas uma percentagem de 66,1% de jovens inativos não é um bom resultado. Pelo contrário. Embora seja bem melhor do que o da Coreia do Sul, revela ainda um índice elevado de inatividade.
E Portugal, como fica?
Como vimos no início deste artigo, Portugal apresenta um resultado bastante fraco, já que 84,3% de inatividade é preocupante. Isto significa que uns meros 15% dos nossos jovens praticam atividade física pelo menos uma hora por dia. Isto coloca-nos em 79% lugar, como sabemos, o que não abona nada a favor de Portugal como país fisicamente ativo.
A China, Granada e Santa Lúcia (Caraíbas) e Kuwait estão ao mesmo nível que Portugal, com percentagens iguais de sedentarismo.
Portanto, há muito a fazer em Portugal para estimular os jovens a praticarem atividade física. E os pais têm, claramente , um papel muito importante nesta tarefa.
Porque é tão importante a prática de atividade física nas crianças e jovens?
Segundo os autores do estudo, os níveis extremamente insuficientes de atividade física levantados no estudo são proecupantes. Isto deve-se ao facto de este facto poder por em risco a saúde atual e futura destes jovens.
Regina Guthold, autora do estudo, comentou, face aos resultados, que: “é necessária uma ação com diretivas urgentes para aumentar a atividade física já, particularmente para promover e reter a participação das raparigas em atividade física”.
É ainda referido outro tipo de benefícios por se levar uma vida fisicamente ativa durante a adolescência. Referimo-nos, pois, à saúde. Estes benefícios passam por uma melhor capacidade cardiorrespiratória e muscular, melhor saúde óssea e cardiometabólica e melhor controlo do peso.
Adicionalmente, a atividade física tem demonstrado, cada vez mais, um impacto positivo sobre o desenvolvimento cognitivo e socialização. Ainda por cima, muitos destes benefícios podem prolongar-se até à idade adulta.