O desenvolvimento infantil é feito por etapas, à medida que a criança vai crescendo, num processo de constante evolução. Afinal, o desenvolvimento trata-se da capacidade progressiva de realizar funções cada vez mais complexas. Conheça as principais competências do bebé no primeiro ano de vida.
Fazer uma ação implica que o bebé ultrapassou outros marcos do desenvolvimento. O estimulo e a motivação dos pais são essenciais para o fazer avançar e superar eventuais atrasos do desenvolvimento.
A aquisição de novas experiências aliada ao desenvolvimento motor, diferenciação do sistema nervoso central e interação com o meio sociocultural empurram a criança para novos desafios e conquistas e, gradualmente, aprende e reconhece as suas capacidades, arriscando.
Competências do bebé no primeiro ano de vida
No primeiro ano de vida, o seu bebé transforma-se a caminho da completa autonomia. As novas competências do bebé permitem-lhe exatamente isso: agir e relacionar-se com o mundo que o rodeia para o dominar e assim se adaptar a cada nova fase do desenvolvimento.
4 Meses — rolar
- 2 Meses — é capaz de levantar a cabeça sozinho durante mais tempo, quando deitado de barriga para baixo.
- 3 Meses — levanta ativamente a cabeça e os ombros apoiando-se nos antebraços. Move a cabeça para observar atentamente à sua volta e segue os movimentos das pessoas que se encontram no seu campo visual. Sorri quando falaM com ele.
- 4 Meses — deitado de costas, levanta a cabeça durante vários segundos. Deitado de barriga para baixo começa a elevar-se com apoio das mãos e dos braços e vira a cabeça. Rebola e volta.
6 Meses — sentar
Por volta dos 6 meses o bebé adquiriu uma série de competências que lhe permitem sentar-se:
- Agarra um pé, faz força para sentar;
- Quando sentado controla cabeça e mantém as costas direitas;
- Deitado de barriga para baixo apoia-se nas mãos, fortalecendo os músculos dos braços;
- Os músculos do pescoço, ombros e tronco estão cada vez mais fortes;
- Tem cada vez mais equilíbrio motor;
- Melhora a coordenação (transfere os objetos de uma mão para a outra, por exemplo);
- Explora os sentidos com a curiosidade (olha para os objetos em seu redor e desenvolve o gosto pela exploração do ambiente que o rodeia);
- Está cada vez mais comunicativo, interessado e gosta de interagir com os outros.
8 Meses — gatinhar
- 7 Meses — balança de gatas e pode arrastar-se de bruços.
- 6-7-8 Meses — pode ser capaz de gatinhar em ambas as direções.
- 9 Meses — senta-se sozinho (10-15 minutos) e manipula brinquedos, tem equilíbrio quando se inclina para a frente ou para os lados, passa da posição sentado para “de gatas” (e vice-versa), põe-se de pé com apoio mas não consegue baixar-se.
Apesar de todos o poderem fazer, alguns bebés não gatinham. Arrastam o corpo até começarem a levantar-se com o apoio do adulto ou agarrado aos móveis da casa e começam a dar os primeiros passinhos.
12 Meses — andar
- 9-10 Meses — senta-se no chão sem ajuda, por alguns minutos, enquanto brinca ou faz outra atividade. Pode ajustar a posição corporal inclinando-se para apanhar ou manipular um objeto sem perder o equilibro. Vira-se para apanhar os brinquedos, rola de barriga para baixo e pode rasteja para conseguir agarrar um objeto mais distante. Se apoiado, consegue aguentar-se de pé e dar uns passinhos.
- 11 Meses — fica de pé sem ajuda e tenta deslocar-se sozinho agarrando-se à mobília ou à parede. Senta-se sozinho em segurança.
- 12 Meses — caminha, agarrado, de mão dada ou independentemente.
Aqui apresentam-se as competências do bebé numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.
Bibliografia: O Grande Livro do Bebé: O Primeiro Ano de Vida, Mário Cordeiro, A Esfera dos Livros; From birth to five years – Childrens developmental progress, Mary D. Sheridan © 2008. Revised and updated by Ajay Sharma and Helen Cockerill.