Marcos do desenvolvimento físico. Foi mãe recentemente e não pode esperar por ver as primeiras reações do seu bebé ao interagir consigo?
É normal nos pais querer estimular o desenvolvimento dos seus bebés, mas saiba que há momentos certos para tudo. Conheça os marcos do desenvolvimento físico e saiba o que esperar nos primeiros anos de vida do seu filho.
Os marcos descritos são guias para a avaliação do desenvolvimento. É normal que o seu bebé esteja atrasado ou adiantado ou que “salte” alguns marcos. Se está preocupada com o ritmo do desenvolvimento do seu filho, converse com o pediatra.
Marcos do desenvolvimento físico
Jogar e chutar uma bola – a partir dos 12 meses
Logo depois do seu primeiro aniversário, o seu filho vai mostrar interesse em jogar à bola. Começa por querer pegar na bola e atirar numa primeira fase e posteriormente por volta dos dois anos chega a altura em que começa a chutar a bola.
Por volta dos três, quatro anos já é capaz de a apanhar. Incentive-o, começando com uma bola macia que poderá atirar e agarrar.
Para o ensinar a chutar a bola, mostre-lhe como usar os pés em vez das mãos para rolar uma bola de frente e para trás.
Empurrar e puxar – entre os 12 e os 18 meses
A partir do momento em que o seu filho é capaz de andar com confiança, ele vai descobrir a alegria de arrastar ou empurrar brinquedos atrás dele.
E a cada momento, ele vai melhorar a sua coordenação motora, já que ele enquanto anda para a frente e para trás, vai olhando para trás tornando-se mais confiante.
Cócoras – entre os 12 e os 18 meses
Até agora, o seu bebé teve de se baixar para apanhar coisas do chão. Muito em breve vai aperceber-se que ele começa a agachar-se.
Para o ajudar pode mostrar-lhe como dobrar os joelhos para agachamento, quando se apercebe que ele começa a inclinar-se para um objeto ou para o seu brinquedo favorito.
Escalada – entre os 12 e os 24 meses
Quer saber porque é que o seu filho de repente começa a trepar a tudo o que encontra? Simplesmente porque sim, porque chegou a fase de o fazer. Apesar da escalada ter os seus riscos é um marco do desenvolvimento físico significativo.
Vai ajudar o seu filho a desenvolver a coordenação que precisa para dominar habilidades como subir degraus.
Para o ajudar deve criar oportunidades seguras para a escalada, colocando almofadas do sofá a sua volta, prendendo estantes e móveis à parede, colocar barras de segurança, entre outros.
Corrida – entre os 18 e os 24 meses
As crianças não começam todas a correr ao mesmo tempo. Isto porque caem muito e nem todos estão dispostos a arriscar.
Para incentivar o seu filho a correr dê-lhe a saber locais onde pode correr sem se magoar muito caso caia, como a praia ou o jardim. Nestes locais pode correr atrás dele em jeito de brincadeira que eles tanto adoram.
Usar o pote – entre os 24 e os 36 meses
Este é um dos marcos de desenvolvimento infantil por que muitos pais anseiam. No entanto não deve apressar-se pois também tem algumas desvantagens se for feito cedo demais.
Os seguintes sinais podem indicar que está na hora de o colocar no pote: o seu filho tenta tirar a fralda, cruza as pernas ou tenta agachar-se quando precisa de fazer as suas necessidades e mostra interesse sobre o assunto fazendo perguntas.
Saltar – entre os 24 e os 36 meses
Entre os dois e os três anos de idade, as crianças aprendem a saltar estruturas baixas e, eventualmente, como saltar de uma posição ereta.
Ambas estas habilidades requerem uma coordenação bilateral, ou seja, a capacidade de usar ambos os lados do corpo para fazer algo diferente. Ajudem-no começando por dar as mãos e incentivar ao salto.