Aos 2 meses, a mobilidade do bebé vai aumentando lentamente. Por volta das 8 semanas, começa a brincar com as mãos, abrindo e fechando os dedos e tenta tocar com as mãos numa fita ou num brinquedo suspenso no berço.
Ainda dorme a maior parte do tempo, entre 14 a 17 horas diárias. Provavelmente ainda mama durante a noite e acorda a horas regulares para se alimentar.
À medida que a visão evolui, o bebé ganha capacidade de focar objetos e, pelos 2-3 meses, olha atentamente para as suas mãos.
O bebé ouve todo o tipo de sons, mas está a aprender de onde vêm. A partir das 4 semanas, muitos começam a virar a cabeça na direção da origem do ruído. Os brinquedos com sons são interessantes para ajudar o bebé a associar o barulho aos objetos.
Ouvir música também leva o bebé a aprender ritmos, ajudando-o a desenvolver a fala. Quando os bebés estão muito agitados ou irritados, ouvir uma melodia suave e ritmada costuma acalmá-los. Ampare a cabeça do seu bebé e dance suavemente com ele embalando-o nos seus braços. Enquanto o faz, olhe-o nos olhos, sorria e fale com ele. O seu bebé vai adorar!
Até aos 3 meses, ele vai aprender a levantar a cabeça, quando deitado de barriga para baixo e vai conseguir mantê-la alinhada com o tronco, quando puxado para se sentar.
Durante esta fase, os cuidados, a atenção e os estímulos dos pais são fundamentais para o desenvolvimento neurológico, emocional e motor do bebé.
O que faz um bebé de 2 meses?
AS EMOÇÕES E AS RELAÇÕES SOCIAIS
- Fixa a vista no rosto (primeiro no da mãe; esta é a primeira reação social).
LINGUAGEM E APRENDIZAGEM
- Gosta de ouvir sons;
- Varia a intensidade do sono;
- Consegue ver contrastes fortes e formas redondas;
- Fixa o olhar e segue com o olhar os objetos na horizontal ou o rosto da mãe;
- Faz garganteiros.
COMPETÊNCIAS MOTORAS
- Gira a cabeça a 90 graus;
- Reage ao som e à voz dos pais e gira a cabeça em direção do som;
- É capaz de agarrar o dedo do adulto;
- Quando colocado sobre a barriga, tenta levantar o queixo;
- Agarra objetos que lhe são colocados na mão.
Artigo seguinte
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia. Se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebé deve consultar um pediatra.