Quando procurar um terapeuta da fala? A saúde e o desenvolvimento dos nossos filhos são prioridades relevantes para os pais, desde o momento do nascimento.
No entanto, durante o percurso da criança, podem surgir momentos em que é necessária a procura de ajuda médica e/ou de outros profissionais de saúde, nomeadamente o terapeuta da fala, para rastrear, prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar determinados problemas ou patologias que poderão interferir no desenvolvimento da criança.
Quando procurar um terapeuta da fala?
Neste sentido, é fundamental que os pais estejam atentos a um conjunto de sinais de alerta, a fim de que a identificação de possíveis patologias seja cada vez mais precoce, ganhando-se também tempo para fornecer o apoio específico necessário.
0-6 meses
- Apresenta falta de responsividade ao outro
- Não reage à estimulação sonora
- Não sorri
- Não estabelece contacto ocular
6-12 meses
- Não diz sons ou deixa de produzir cadeias sonoras do tipo “mamama” ou “bababa”
- Não reage ao seu nome
- Não reage a sons familiares
12-18 meses
- Não brinca
- Não produz monossílabos
- Não reage ao interlocutor, olhando ou sorrindo quando brincam com ele
- Não procura imitar
18-24 meses
- Não compreende ordens e/ou instruções simples
- Apresenta um vocabulário reduzido (entre 4 a 6 palavras)
- Não diz palavras simples
2-3 anos
- Apresenta um vocabulário reduzido (inferior a 200 palavras)
- Não faz perguntas
- Não combina duas palavras para formar uma frase
- Apresenta dificuldade em imitar gestos simples associados a canções infantis
- Recorre mais a gestos do que a palavras para comunicar com o outro
3-4 anos
- O padrão de fala é pouco inteligível aos interlocutores da criança (pais e o adulto estranho)
- Não produz frases simples
- Utiliza frequentemente palavras do tipo “isto” e/ou “coisa” em vez da designação correta
- Tem dificuldade para compreender ordens simples, a não ser que sejam ditas de uma forma muito lenta e/ou acompanhadas por pistas visuais (gestos, apontar, olhar)
4-5 anos
- Omite e/ou troca sons nas palavras
- Tem dificuldade em iniciar ou repetir uma palavra, parecendo gaguejar
- Apresenta dificuldade para contar uma história e/ou para descrever acontecimentos simples, do seu dia a dia
- Tem dificuldade em cumprir duas instruções simples
- Tem dificuldade em falar ou responder a questões relacionadas com o “ontem” ou o “amanhã”
5-6 anos
- Mantém alterações na articulação correta das palavras
- Utiliza frases mal estruturadas
- Apresenta um discurso incoerente, desorganizado e desadequado à questão que lhe foi colocada
- Tem dificuldade para manter e explorar um determinado tópico de conversa, com princípio, meio e fim
- Não consegue dividir as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas
- Tem dificuldade em discriminar os sons da língua, ou seja, quando ouve “bota” e “mota”, a criança não identifica diferenças nas palavras
Se identificar que o seu filho apresenta algum destes sinais de alerta, sugerimos que entre em contacto com o terapeuta da fala e com o médico pediatra, no sentido de ouvir as suas preocupações, compreender e avaliar a existência de algum problema ou patologia e, nesse caso, ajudar o seu filho o mais atempadamente possível!