O sentido da visão ao nascer
A visão é o sentido menos desenvolvido à nascença. Ao nascer, a visão ainda não está completamente desenvolvida e o bebé só consegue focar a pequenas distâncias (a distância que vai do rosto da mãe ao peito).
Até atingir um mês de idade, o bebé vê tudo desfocado e quase tudo a preto e branco (cores de alto contraste).
Os músculos dos olhos ainda são imaturos, o que dificulta a fixação dos objetos, necessária para uma visão nítida.
Como evolui a capacidade de visão do bebé nos primeiros meses de vida?
Como o cérebro precisa de algum tempo para “aprender a ver” esta capacidade vai-se desenvolvendo nos primeiros 3 meses de vida em simultâneo com a coordenação mão-olho.
À medida que o cérebro processa a informação visual, as luzes, formas e cores começam a formar um quadro lógico e a refletir o mundo real.
- Com 3-4 meses de idade, o bebé já é capaz de distinguir cores e formas;
- Aos 4 meses, o bebé consegue identificar o rosto da mãe;
- Aos 8 meses de idade a visão do bebé é praticamente perfeita.
Durante os 3 primeiros anos de vida, os pais devem levar a criança ao oftalmologista por muito ligeiros que lhes pareçam os sintomas observados.
Um desses problemas pode surgir aos 3 meses. Se observar que o seu bebé desvia constantemente os olhos para dentro ou para fora e se ao 5º ou ao 6º mês a situação não melhorar, deverá consultar um especialista. Pode tratar-se de um caso de estrabismo.
Como estimular a visão do bebé?
Usar brinquedos coloridos e adequados a cada etapa do desenvolvimento do bebé, desde o nascimento, é uma excelente forma de proporcionar novas experiências e promover o desenvolvimento infantil.