Quando tirar a fralda? Esta é uma dúvida muito frequente dos pais. Apesar de haver algumas indicações, cada criança é única e, mesmo entre irmãos, o momento ideal pode ser diferente.
É frequente ouvir os pais a relatar as peripécias associadas à fase de deixar as fraldas, especialmente quando a criança ainda não está preparada para o fazer.
Quando se tenta tirar a fralda cedo demais, há alguns riscos que podem ser facilmente evitados se o ritmo da criança for respeitado e se esta etapa for bem ponderada pelos pais.
Tirar a fralda: porque não o deve fazer cedo demais?
Algumas ideias contribuem para que muitos pais queiram começar a tirar a fralda cedo demais aos seus filhos:
- A ideia de que as crianças entre os um e dois anos de idade têm mais facilidade em adaptar-se ao uso do pote do que aos três anos;
- O facto de que as fraldas descartáveis poluem o ambiente e de que ninguém quer usar as fraldas de pano;
- Estudos de que as crianças que treinam a ida ao pote mais próximo dos três anos são mais propensas a ter acidentes.
De acordo com Steve J. Hodges, urologista pediátrico, as crianças de três anos têm tanta capacidade para ir à casa de banho sozinhas, como têm para gerir as suas poupanças. Ou seja, não têm.
O urologista pediátrico é mesmo da opinião de que os jardins de infância que exigem que as crianças de três anos já sejam capazes de usar a casa de banho sozinhas, estão, na verdade, a prejudicá-las.
Perigos de tirar a fralda cedo demais
Segundo Steve J. Hodges, alguns dos problemas em idade infantil estão relacionados com o facto das crianças terem sido treinadas para controlar as suas necessidades fisiológicas em idade precoce e são alguns dos perigos de tirar a fralda cedo demais:
- Incontinência urinária;
- Infeções urinárias;
- Acidentes que acontecem de quando a criança não consegue aguentar e acaba por fazer xixi nas calças.
Quando uma criança adia frequentemente a vontade de fazer xixi, por exemplo, a sua bexiga começa a ficar mais forte e irritável, o que consequentemente fará com que, sem querer, faça xixi nas calças, ou na cama.
O facto do seu filho tentar controlar a vontade de fazer cocó frequentemente, vai fazer com que se crie uma massa no reto, logo atrás da bexiga, o que provoca alguma pressão na bexiga, diminuindo a capacidade da criança de aguentar a urina.
Assim, tentar adiar a vontade de fazer xixi e cocó, provoca inevitavelmente infeções do trato urinário. Quantas menos vezes a criança fizer xixi, mais as bactérias responsáveis pelas infeções se propagam, aumentando o número e a frequência das mesmas.
É, ainda, importante salientar que as crianças que são incentivadas a tirar a fralda cedo demais, acabam por se habituar a controlar a vontade de fazer as suas necessidades, deixando de ouvir o seu corpo e o seu ritmo natural.
É muito importante que as crianças se habituem a ir à casa de banho sempre que sentirem necessidade e não adiem essa vontade, evitando assim problemas de saúde.