O sorriso do bebé é um dos momentos mais esperados pelos pais. Quando o bebé dá o seu primeiro sorriso, começa a comunicar as suas emoções. Durante o primeiro mês de vida, o bebé faz pequenos sons com a boca mas ainda não se expressa verdadeiramente.
É um período de grande adaptação para ele à vida extra uterina e passa a maior parte do tempo a alimentar-se, a dormir a a amadurecer os seus sistemas internos.
Contudo, o primeiro sorriso pode acontecer logo nos primeiros dias de vida. Este esboço de sorriso é um reflexo motor que pode ocorrer quando o bebé está acordado ou a dormir.
Como é involuntário, o bebé ainda não está verdadeiramente a sorrir para si.
No estudo The science of baby laughter, o psicólogo e investigador Caspar Addyman, da Universidade de Londres, refere que muitos bebés sorriem ainda no útero. Os resultados deste estudo também demonstraram que o primeiro sorriso social, aquele que dirige aos pais espontânea e intencionalmente, aparece quando o bebé tem cerca de mês e meio de idade.
Por volta dos 3–4 meses, o bebé dá a sua primeira gargalhada o que provoca puro prazer nos pais. O bebé está a comunicar! Sorrir e dar gargalhadas são formas de o bebé demonstrar que está feliz e de reagir a estímulos externos com satisfação enquanto o choro demonstra o oposto; o bebé não gostou ou não compreendeu o que se passa à sua volta e demonstra o seu desagrado ou desconcerto, chorando.
Por volta dos 5 meses, o bebé ri-se quando vê a sua própria imagem refletida num espelho. Aos 7 meses, brinca a emitir sons com a boca e a ouvir a sua própria conversa e, cerca dos 10 meses, diz a sua primeira palavra.
Sorrir e dar gargalhadas faz parte do desenvolvimento da vocalização e resulta da exploração do som mas também pode ser estimulado pelos pais e cuidadores na interação diária com o bebé.
Como estimular o sorriso do seu bebé:
- Converse muito com o seu filho;
- Cante o ouça música em conjunto com o seu bebé;
- Ria-se para ele enquanto lhe dá banho, troca de fralda ou o alimenta;
- Faça-lhe cócegas nos pés ou nas palmas das mãos quando o massaja depois do banho;
- Toque-lhe no rosto docemente e olhe-o nos olhos enquanto o faz;
- Faça caras engraçadas e brincadeiras olhando diretamente para a cara do seu bebé;
- Brinque com o seu bebé;
- Imita os sons que o bebé vai produzindo para corresponder às tentativas de comunicação do bebé;
- Use uma linguagem simples e divertida para comunicar com o seu bebé.
O que nos diz o sorriso dos bebés?
O sistema nervoso do bebé comanda as ações físicas e, no primeiro ano de vida, regista-se uma evolução notável a todos os níveis. A necessidade de comunicar com os outros leva o recém-nascido a fazer os primeiros barulhinhos, para passar a sorrir com intencionalidade e a dizer as primeiras palavras.
Sorrir é uma forma de sociabilizar e de comunicar emoções. Quando o bebé começa a sorrir e a dar gargalhadas, é um sinal de que está a tentar interagir com o outro e com o mundo que o rodeia, que compreende e acha piada a determinados acontecimentos. O bebé começa a desenvolver o seu sentido de humor que estará na base do seu desenvolvimento futuro.
Algumas crianças são naturalmente bem-humoradas. Outras são mais sérias. Mas, independentemente das características pessoais, sorrir é uma das primeiras formas de comunicação que o bebé encontra para transmitir as suas emoções.
À medida que o bebé cresce, o sorriso dá lugar às gargalhadas e a outros sons até que começa a dizer as suas primeiras palavras. Assim, sorrir, é parte integrante do desenvolvimento emocional, social e intelectual do bebé e deve ser, o mais possível, encorajado pelos pais.