4 coisas a saber quando falar de sexualidade com os seus filhos. É importante estar preparado quando abordar este assunto muito importante com os seus filhos.
Todos os pais chegam a uma altura em que têm que falar de sexo aos seus filhos. E para alguns poderá ser um pouco embaraçoso. Mas não tem nem deveria ser embaraçoso falar sobre algo tão natural. Infelizmente, a nossa sociedade tornou o tema da sexualidade um tabu.
Se teve imensas questões sobre sexualidade quando tinha a idade dos seus filhos e nunca ousou perguntar aos seus pais, provavelmente alimentou-se de muitos “mitos urbanos”.
Para que isso não se repita com os seus filhos, fale de sexualidade abertamente com eles. Mas antes, deixe-nos dar uma pequeníssima ajuda: há 4 coisas que deve saber quando falar de sexualidade com os seus filhos.
Você é a pessoa mais indicada para falar de sexualidade com os seus filhos
É verdade. Os pais são as melhores pessoas para falarem de sexualidade com os seus filhos. Hoje em dia, as escolas desempenham um excelente papel em ensinar educação sexual aos alunos. E começa logo na escola primária. Contudo, como sabe a sexualidade é um tema que ultrapassa os órgãos sexuais e o processo reprodutivo.
Portanto, procure criar um ambiente de abertura com os seus filhos relativamente a questões de sexualidade. Desde muto cedo. Eles vão ter muitas dúvidas e questões e os pais são as pessoas ideais para as responder.
Nunca é demasiado cedo para abordar o assunto
Pois esta é outra verdade. É muito cedo que as crianças começam a aperceber-se que as meninas e os meninos têm órgãos genitais diferentes. E deve explicar essas diferenças aos seus filhos com uma linguagem simples. Á medida que crescem, pode também ir aprofundando os conhecimentos.
Não espere que os seu filhos chegue à puberdade para falar de sexualidade com ele. A puberdade inicia-se de forma bastante repentina e importante que os seus filhos estejam preparados e saibam que podem contar consigo.
É também importante que incuta nas crianças a ideia que elas são as donas do seu próprio corpo e que estão em controlo dele. Assim, provavelmente isto diminuirá o risco de sofrerem abusos ou pelo menos de terem medo de os relatarem caso possam acontecer.
E por último, não se esqueça. A sexualidade está connosco desde o momento em que nascemos.
Começa sempre consigo
Se espera que os seus filhos desenvolvam atitudes saudáveis relativamente à sexualidade, deve primeiramente autoanalisar as suas perspetivas pessoais. O que transmitir aos seus filhos sobre sexualidade e relacionamentos amorosos irá moldar as suas atitudes relativamente a este assunto. Pode fazê-lo não só através do diálogo, mas também através de livros ou filmes. Aliás, um livro ou um filme podem ser uma excelente introdução para abordar a sexualidade com os seus filhos.
Portanto, pense: o que gostaria que fosse diferente e o que é que acha que deve transmitir aos seus filhos sobre sexualidade?
A informação que dá aos seus filhos sobre sexualidade nunca é excessiva
Como vimos acima, você é a pessoa mais adequada para falar sobre sexualidade com os seus filhos. E é também a pessoa mais adequada para esclarecer as mil perguntas que lhes vão surgir. Explique tudo com clareza. Eles só vão reter aquilo que já têm capacidade de compreender. O resto descartam.
Seja proativo e fale com eles sobre o desenvolvimento do corpo, os órgãos sexuais, sentimentos, a atração, o contacto físico, doenças sexualmente transmissíveis e outros temas que considere relevantes e na altura que lhe parecer adequada.
É bem mais preferível do que eles acreditarem em mitos urbanos ou recolherem informação distorcida na internet ou com amigos que sabem tanto ou menos do que eles, não é?