Marcos do desenvolvimento da criança aos 2 anos
Apesar de todas as crianças terem fases de desenvolvimento semelhantes, é preciso ter em mente que cada criança é única. Em algumas, o desenvolvimento esperado é mais lento, noutras é mais rápido que o habitual.
À medida que o cérebro se desenvolve, há novas ligações (sinapses) em constante formação. Se o cérebro não for estimulado, perdem-se com impacto para toda a vida da criança já que não são recuperáveis.
- Cérebro: tem cerca de 80% do seu tamanho em adulto
- Dentição: a primeira dentição completa-se
- Peso médio: meninos: 15kg; meninas: 10,5kg
- Estatura média: meninos: 91cm; meninas: 81cm
- Perímetro cefálico: meninos: 48,8cm; meninas: 47,8cm
- Horas de sono diário: 11-14 horas
Principais marcos do desenvolvimento da criança aos 2 anos
A criança deixa de ser um bebé grande e torna-se numa criança. Cada vez mais independente mas, ao mesmo tempo, sociável, desenvolve um sentido cada vez mais forte sobre a sua identidade pessoal. Entra na “idade dos porquês”. Imaginativa e curiosa, questiona tudo e todos. O mundo é um sítio cheio de surpresas mas também pode ser assustado. Desenvolvem-se novos medos.
As emoções e as relações sociais
- Os brinquedos são percecionados como uma extensão do seu corpo e, por isso, tem dificuldade em partilhá-los.
- Muito virada para si, prefere brincar sozinha, com os seus brinquedos, no seu espaço.
- Ainda não compreende o conceito de esperar pela sua vez.
- Quando não lhe fazem a vontade, pode recorrer à birra para demonstrar a sua frustração.
- Pode demonstrar alguma timidez e reserva em relação à presença de estranhos.
- Começa a relacionar causa e efeito.
- As regras e rotinas são uma forma de transmitir alguma estabilidade ao seu pequeno mundo em rápida transformação.
- Apesar de poder já estar integrada na cresce, a separação dos pais ainda é motivo de ansiedade.
Linguagem e aprendizagem
- Domina um vocábulo de 50 a 300 palavras.
- Usa verbos e adjetivos em frases até 4 palavras.
- Como a sua mente anda mais rápido que do que a sua capacidade de verbalizar palavras e pensamentos, tropeça em algumas palavras.
- À medida que descobre a relação causa e efeito, adquire capacidade de concentração e consegue seguir instruções simples e objetivas.
- A imaginação está no auge. Adora que lhe leiam histórias e de explorar novas personagens.
- O pensamento abstrato começa a desenvolver-se. Brincar ao faz de conta é uma das suas brincadeiras preferidas. A representação de papéis, brincar na ?casinha? e resolver pequenos problemas são algumas das estratégias que permitem desenvolver esta competência.
Competências motoras
- A criança descobre tudo aquilo que o seu corpo é capaz de fazer: salta, corre, trepa,… o desenvolvimento motor acompanha e alimenta toda esta atividade física.
- Este é o momento ideal para experimentar vários desportos e desenvolver o gosto pelo exercício físico.
- Afina as competências motoras finas (ações que exigem uma maior coordenação entre mão e o olho). Pega num lápis para desenhar, agarrando-o com todos os dedos, pega num copo com as duas mãos, usa uma colher.
- Usa os dois pés para subir e descer escadas e recusa ajuda para o fazer.
As tabelas apresentam as competências esperadas de uma criança numa determinada idade, dos 3 aos 12 meses. No entanto, não se prendam demasiado às competências esperadas. O vosso filho pode estar mais avançado em algumas áreas e menos noutras sem que isso represente motivo de preocupação ou sinal de atraso de desenvolvimento. Estas tabelas são apenas um guia que pode ajudar a decidir o que podem fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.