Como se desenvolve o seu bebé no primeiro ano de vida? Que competências desenvolve? Como o pode estimular? O que muda na sua alimentação e rotinas? Quais os principais sinais de alerta do desenvolvimento? Nesta série de artigos encontra a resposta a estas e outras questões sobre o desenvolvimento do seu bebé no 1º ano de vida.
O seu bebé no primeiro ano de vida
O bebé recém-nascido
O recém-nascido dorme cerca de 16 a 17 horas por dia. No primeiro ano de vida, o cérebro produz sinapses mais rapidamente do que em qualquer outro período da vida e, até aos 3 anos, forma mil biliões de ligações neurais.
Bebé de 1º mês
No 1º mês de vida, o seu bebé apresenta muitos reflexos que lhe permitem adaptar-se à vida fora do útero. Alguns deles acabam por desaparecer ao fim de alguns meses. O bebé ainda não tem força suficiente para segurar a cabeça e precisa de ser apoiada.
Bebé de 2 meses
O bebé descobre as mãos e começa a segurar a cabeça. Olha na direção do som e esboça o seu primeiro sorriso. A voz dos pais conforta-o e comunica, sobretudo, através do choro e do olhar.
Bebé de 3 meses
Os músculos estão cada vez mais firmes e o bebé já consegue segurar a cabeça. Segue objetos com os olhos e comunica as suas necessidades com diversos choros.
Bebé de 4 meses
O bebé vira-se de lado e de costas, controla as mãos e os pés e está super desperto para todos os estímulos proporcionados pelos pais ou outros cuidadores. Adora passear ao colo e que conversem com ele.
Bebé de 5 meses
Deitado de barriga para baixo, ergue o corpo apoiado nas mãos, controla a cabeça e distingue as cores. Agarra objetos com as duas mãos e sorri quando vê o seu próprio reflexo num espelho, sorri.
Bebé de 6 meses
Surgem os primeiros dentes. O bebé já rola nas duas direções, rasteja e senta-se com ajuda. Tem interesse sobre brinquedos coloridos, com textura e sons.
Bebé de 7 meses
Senta-se sozinho, leva o pé à boca e bate na mesa com os objetos ou brinquedos. A capacidade de se movimentar sozinho, dá ao bebé um notável sentido de poder e de realização, o que representa uma grande mais-valia para a sua autoestima.
Bebé de 8 meses
O bebé gosta de explorar e de se movimentar, testando os limites dos movimentos do seu corpo. Consegue ver de forma cada vez mais nítida os objetos a longa distância e distingue bem as cores.
Bebé de 9 meses
Há uma maior coordenação entre o olhar e os movimentos. O bebé começa a tentar alimentar-se sozinho. Alguns bebés já gatinham e deslocam-se para todo o lado.
Bebé de 10 meses
Gradualmente interessa-se pela comida do adulto e leva os alimentos à boca, que mastiga. Demonstra afeto pelos pais e pelos cuidadores mais próximos e pelos irmãos. Reage negativamente aos estranhos, que afasta.
Bebé de 11 meses
Manifesta carinho com abraços e mimos principalmente pelos pais. Distingue padrões sonoros e palavras em qualquer língua. Irá aprender os sons e as regras das línguas a que estiver mais exposto.
Bebé de 12 meses
Com 12 meses, é provável que a dieta do seu bebé se aproxime muito da do resto da família. O sono também deverá estar regulado e o seu quarto tornou-se no principal espaço para dormir e fazer as sestas diurnas.
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.