Tabela desenvolvimento aos 9 meses
Esta tabela é nada mais do que um guia que os pode ajudar a decidir o que podem fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e desperto para o mundo. Consulte também os parâmetros a avaliar nas consultas do 1º ano de vida do seu bebé.
Desenvolvimento motor
- Rola sobre si próprio,tenta movimentar-se pelos seus próprios meios.
- Avança (rastejando ou arrastando-se) com o corpo para a frente para alcançar um brinquedo.
- Tenta andar quando está seguro pelas mãos.
- Tenta levanta-se mas ainda não consegue manter-se de pé. Cai se não for apoiado.
- Senta-se sem apoio e consegue manter o equilíbrio.
- Pode começar a gatinhar e a dar uns passinhos quando apoiado pelos braços (alguns bebés não chegam a gatinhar e passam de sentar para andar).
- Movimenta-se no banho deliberadamente para provocar barulho e brincar com a água.
Desenvolvimento cognitivo
- Reconhece nomes.
- A motricidade aperfeiçoa-se e começa a dominar a preensão fina ou pinça agarrando objetos pequenos entre o polegar e o indicador.
- Aponta para livros e imagens.
- Continua a aprender acerca dos objetos levando-os com as mãos à boca.
- Deixa cair os brinquedos deliberadamente. Gosta de explorar os brinquedos e ver como reagem (som, cor, movimento).
- Grita entusiasticamente perante, ou mesmo antes de um brinquedo funcionar, antecipando a sua ação (luz, som, movimento).
- Responde pelo nome virando-se na direção do som quando o chamam.
Desenvolvimento da linguagem
- Repete melodias para si próprio como “Mamamama”.
- Imita sons simples.
- Grita por atenção, aguarda pelo efeito que tem no adulto e repete.
- Conhece o significado das palavras “Não” e “Adeus”.
- Está em pleno processo de aprendizagem através de sons. Produz sons e sílabas.
- Diz “adeus” com as mãos.
- Pode começar a demonstrar ansiedade quando se separa dos pais e chorar se o deixarem em braços de estranhos ou pessoas com que convive pouco.
Desenvolvimento emocional
- Começa a ter comportamentos intencionais e ataques de fúria.
- Gosta de olhar para o ambiente em volta quando está ao colo.
- Interessa-se por todos os movimentos, sons e acontecimentos que se passam à sua volta.
- Mantém-se muito alerta a tudo o que o rodeia quando transportado ao colo.
- Tem brinquedos preferidos e escolhe com os que quer brincar.
- Começa a exteriorizar a frustração com berros. Bate, morde, atira coisas para o chão para chamar a atenção e obter o que pretende.
Desenvolvimento social
- Oferece os brinquedos ao adulto mas apenas os consegue entregar nas mãos. Ainda não consegue coloca-los num determinado local.
- Reconhece rostos familiares.
- Imita expressões faciais e faz “gracinhas”.
- Adora brincar ao esconde-esconde com o adulto (esconder e mostrar um brinquedo ou objetos).
- Agarra-se a um adulto familiar e estranha ou mostra desagrado pela proximidade ou contacto de desconhecidos.
- Olha com interesse para o mesmo local ou situação durante alguns minutos.
A tabela apresenta as competências esperadas de uma criança numa determinada idade, dos 3 aos 12 meses. No entanto, não se prendam demasiado às competências esperadas. O vosso filho pode estar mais avançado em algumas áreas e menos noutras sem que isso represente motivo de preocupação ou sinal de atraso de desenvolvimento. Estas tabelas são apenas um guia que pode ajudar a decidir o que podem fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.