As 10 melhores competências parentais
O que faz um bom pai ou uma boa mãe? Um estudo de referência com mais de 2.000 pais, apresentado pelo Dr. Robert Epstein (professor e investigador de psicologia) classifica 10 tipos diferentes de competências parentais que ajudam a produzir bons resultados com crianças (felicidade, saúde, sucesso e boas relações com os pais).
Estudo classifica as 10 competências parentais que ajudam as nossas crianças a serem felizes, saudáveis, bem sucedidas e que, para além de tudo isto, ainda contribuem para uma boa relação com os pais.
A principal conclusão é algo com que a maioria das pessoas concordaria: a melhor coisa que podemos fazer pelos nossos filhos é mostrar-lhes que os amamos.
Mas este estudo também produziu algumas surpresas. Por exemplo, duas das práticas que ajudam a produzir bons resultados com as crianças nem sequer as envolvem.
A primeira estratégia é a gestão do stress: as crianças são mais felizes quando os pais sabem como gerir o stress. Os que não o conseguem fazer, ficam chateados e irritados com maior frequência e, provavelmente, têm menos paciência para lidar com as exigências das suas crianças. Isto pode transformar pequenos problemas em grandes problemas e pequenos conflitos em grandes conflitos.
Agora a má notícia: embora a gestão do stress parental seja considerada uma boa estratégia para se obter bons resultados na educação das crianças, esta é uma competência que figura no fundo da tabela das competências dos próprios pais.
A segunda estratégia que produz bons resultados com as crianças diz respeito à qualidade da relação entre os pais: as crianças são mais felizes quando a relação entre os pais é feliz e saudável. O conflito entre os pais é muito perturbador para as crianças. No entanto, os pais também tiveram uma avaliação pobre nesta área.
As 10 melhores competências parentais
Na sequência deste estudo, o autor definiu 10 competências parentais que influenciam a felicidade, saúde, sucesso e a qualidade da relação entre pais e filhos:
01. Expressar amor e afeição
Apoia e aceita o seu filho tal como ele é, é carinhoso e demonstra-o fisicamente, passa tempo de qualidade com ele.
02. Gestão do stress
Toma medidas efetivas para reduzir o seu stress e o do seu filho, pratica técnicas de relaxamento, promove o pensamento positivo quando conversa e analisa os acontecimentos.
03. Competências relacionais
Mantém uma relação conjugal positiva e estabelece um relacionamento franco e saudável com as outras pessoas.
04. Autonomia e independência
Trata o seu filho com respeito e incentiva-o a tornar-se auto suficiente e auto resiliente.
05. Educação e aprendizagem
Promove e orienta a aprendizagem do seu filho.
06. Habilidades para a vida
Cuida do seu filho, tem um rendimento estável e um plano para o futuro.
07. Gestão do comportamento
Usa o reforço positivo como prática corrente e o castigo apenas quando tudo o resto falha.
08. Saúde
Proporciona um estilo de vida saudável e bons hábitos ao seu filho.
09. Religião
Apoia o desenvolvimento espiritual ou religioso e participa em atividades espirituais ou religiosas.
10. Segurança
Toma precauções para proteger o seu filho e tem conhecimento das suas atividades e amigos.