Encontrar forma de aproveitar o tempo com os filhos pode ser um verdadeiro desafio na correria do dia a dia. Mas há estratégias muito simples que podemos utilizar para usufruir verdadeiramente da companhia das nossas crianças e aproveitar ao máximo os pequenos momentos em que estamos juntos.
Os pais cada vez têm menos tempo para si, para os filhos e para relaxar. Entre a correria das rotinas diárias, deixar os filhos na creche ou na escola, enfrentar o trânsito para chegar ao trabalho, ir buscá-los e levá-los às atividades extra, chegar a casa, fazer o jantar, ajudar nos trabalhos de casa, dar banho, preparar os lanches para o dia seguinte… o tempo parece não chegar para mais nada.
Aproveitar o tempo com os filhos: tarefa impossível?
Saber explorar os pequenos momentos de partilha diária é uma das melhores formas de aproveitar o tempo com os filhos. As crianças têm sempre novidades e, apesar de gostarem da sua independência, estar com os pais é sempre um momento importante de partilha e de reforço dos laços afetivos que unem a família. E há tanta coisa que se pode fazer com as crianças quase sem dar por isso!
1. Dar mais sentido às chegadas e despedidas
Seja cedo pela manhã quando deixa os seus filhos na creche ou na escola ou ao final do dia quando os vai buscar, baixe-se, dê-lhes um beijo e um abraço, fazendo desses encontros, momentos muito especiais no vosso dia.
2. Viagens de carro
Se tem de passar na lavandaria ou no supermercado, leve os seus filhos consigo. Antes de sair de casa, pergunte-lhes se a querem acompanhar. Esse ato por si só vai fazer com que se sintam importantes e queridos. Aproveite a viagem de carro, ainda que seja curta, para conversar com eles.
3. Tratar da roupa
Tratar da roupa deve ser uma das tarefas mais aborrecidas da lide doméstica. E se tornasse esse momento, numa oportunidade de partilha e conversa com os seus filhos? Peça que a ajudem com a tarefa e enquanto ali estão conversem, falem dos vossos dias, do trabalho, da escola, …
4. Refeições em família
Cada vez mais as redes sociais, os telemóveis e os tablets nos afastam uns dos outros. E na família acontece o mesmo. Nada pior do que estar a fazer uma refeição em família e cada um estar mergulhado no seu mundo, dentro de um aparelho eletrónico.
Na hora da refeição, desliguem o televisor, deixem os telemóveis guardados e aproveitem o tempo para conversar e desfrutar da companhia uns dos outros.
5. Ver TV
Assista com os seus filhos às suas séries preferidas. Dessa forma, acaba, também, por perceber se são adequadas à sua idade e cria alguma cumplicidade com eles, pois fica a saber do que falam quando discutem as séries entre si e com os amigos.
6. Hora de ir dormir
Aproveitar a hora de ir para a cama é definitivamente uma forma privilegiada de passar tempo com os seus filhos sem se aperceber. Para além disso, os benefícios de ler uma história na hora de ir dormir são inúmeros.
Ler em conjunto ajuda na aquisição da linguagem, promove a aquisição de novo vocabulário, permite conversar e inventar histórias. Mas, o tempo que passam juntos a folhear um livro também lhe permite estabelecer uma ligação mais próxima com os pequenos num momento de descontração e intimidade.
7. Deixe-lhes notas
Deixar pequenas notas aqui e ali, como na lancheira por exemplo, é uma forma de se manter próxima dos seus filhos mesmo quando está longe. Notas como ‘’A mamã adora-te!’’ ou ‘’Espero que tenhas um dia em grande!’’ podem fazer uma grande diferença.