Dos 0 aos 12 meses, os bebés mudam quase todas as semanas. Esse primeiro ano é uma descoberta quer para o recém-nascido, que se vai habituando à vida fora da barriga da mãe, quer para os pais! Mesmo para quem já é pai ou mãe de segunda viagem, este primeiro ano será sempre um período de descoberta extraordinário.
No primeiro mês de vida, tudo é novo. Há um novo membro na família, um novo ser que está dependente de nós e ainda está a aprender a respirar, a abrir os olhos e a reagir aos estímulos. Depois vem o segundo mês de vida, a descoberta das mãos, os primeiros gestos e com eles as primeiras conquistas. Ao terceiro mês os bebés já são capazes de compreender um sistema de causa-efeito. E esses primeiros três meses passam ao voar!
Entre os 4 e os 6 meses, os bebés começam a brincar. É nesta fase que gostam de meter tudo à boca, lançar-se para o chão e começar a explorar o que os rodeia. Alguns bebés são mais aventureiros do que outros, mas todos passam por esta fase. É importante que o bebé se sinta seguro na presença dos pais para que possa partir à descoberta!
Entre os 6 e os 9 meses, o bebé começa a sentar-se e a gatinhar. O tempo passa mesmo a correr! À medida que ganha mais autonomia e bom deixá-los explorar. Depois, entre os 9 e os 12 meses, já ninguém os consegue parar: mexem em tudo, começam a imitar os pais e a andar. O primeiro ano é realmente maravilhoso, e mostra-nos como a Natureza sabe bem o que faz.
Mas todos estes momentos passam tão rápido que é quase impossível gravar tudo. Por mais que haja telemóveis sempre por perto, dificilmente estaremos com o telemóvel na hora H. Quantos pais têm o telemóvel na mão enquanto estão a impedir que o seu bebé caia? Infelizmente, são poucos os pais que ficam com recordações de todas estas fases decisivas.
Talvez por isso haja cada vez mais pais que optam por fazer sessões de fotos periódicas ao longo dos primeiros anos de vida do bebé. Assim, ficam com um recordação para os posteridade de todas estas fases tão importantes na vida dos nossos filhos! Basta procurar em fotógrafos em Lisboa, fotógrafos no Porto ou onde mais lhe convier.