Quando pensa na sua família, o que lhe vem à ideia?
Algumas pessoas pensam numa longa lista com obrigações, exigências, frustrações, conflitos, …
Se não cuidar da vida familiar, se não olear as dobradiças de vez em quando, as frições e os conflitos sobrepõem-se a tudo o resto, acabando por ocupar um espaço muito maior do que aquele que devem ter, resultando num enorme desgaste e cansaço para todos.
O que fazer para “lubrificar” as relações familiares?
Não há uma resposta milagrosa que encaixe na dinâmica de todas as famílias. Mas um bom candidato para manter as relações familiares saudáveis é a alegria. Não há nada melhor do que a boa disposição e a alegria para nos dar energia para lutar e para nos manter saudáveis e à tona face aos problemas e obstáculos da vida.
Guardar e recordar os melhores momentos da vida familiar
Lembra-se da primeira vez que segurou o seu bebé nos braços? De o embalar docemente para adormecer? Do primeiro sorriso e dos primeiros passos? Do orgulho que sentiu quando disse as primeiras palavras? Quando disse “Mamã” e “Papá”? Da sua enorme capacidade para aprender?
Quando nos concentramos nas coisas boas que conquistamos, nas alegrias e nos momentos que nos preencheram e encheram de felicidade e paz, temos a energia de que precisamos para enfrentar todos os desafios diários. Recordar os bons momentos dá-nos o que precisamos para resolver os problemas do presente.
Manter as boas recordações vivas e presentes
Algumas famílias tiram muitas, muitas fotografias. Outras contam os episódios mais marcantes da sua infância aos filhos, as pessoas, as vivências, as aventuras, os locais que visitaram, … Outras juntam-se regularmente para conviver e partilhar as memórias e os bons momentos. Outras criam blogs para os filhos com os momentos mais marcantes, com fotos, com pensamentos, com mensagens a descobrir no futuro.
Provocar a alegria, motivar encontros, transmitir a herança cultural da família são formas de manter fortes os laços familiares. De dar identidade e criar um sentimento profundo de pertença. De transmitir valores. De conhecer pessoas e formas de estar de outros tempos.
O que faz para manter a alegria na sua família?