Será que se deve deixar a criança chorar ou dar colo ao bebé? Esta é uma questão de muitos pais que gera discórdia entre os diferentes membros da sociedade.
Alguns defendem que se deve pegar ao colo o bebé assim que este começa a chorar, já outros pensam que isso gera “maus hábitos”.
Investigações recentes demonstram a importância de dar colo ao bebé
Estudos mais recentes afirmam que os bebés não ser deixados a chorar e que o colo não faz mal nenhum à criança, muito pelo contrário.
A equipa de investigadores liderada pela psicológa Darcia Narvaez descobriu que os bebés tratados com carinho, amor e compaixão desde pequenos são mais felizes e tornam-se adultos mais felizes e saudáveis.
A psicóloga, que conduziu o estudo juntamente com outros dois colegas investigadores, Lijuan Wang e Ying Cheng, afirma que não há nada que sustente que o bebé será mimado de mais se for confortado nestas alturas:
“Às vezes, temos pais que dizem que vão mimar demais o bebé se for buscá-lo sempre quando este estiver angustiado”.
Não, essa coisa de mimar demais o bebé não existe, afirmam.
Para chegar a estas conclusões, os investigadores analisaram mais de 600 adultos em diversos aspetos da sua vida. O cuidado que tiveram enquanto crianças, o colo que receberam, as brincadeiras que lhes eram permitidas, qual o tempo útil e positivo em família viveram eram os principais fatores estudados.
“De forma independente, e também em conjunto, todos os fatores somados previam a saúde mental dos adultos. Portanto, eles estavam menos deprimidos, menos ansiosos e com suas capacidades sociais mais desenvolvidas quando os seus pais ou cuidadores lhes tinha dado colo quando eram bebés. Conseguiam também relacionar-se mais facilmente com os seus pares [do que os adultos que tinham tinho menos carinho e atenção durante a infância]”, concluíram.
O estudo e as suas conclusões foram publicados na Applied Developmental Science.
Bebés sendo simplesmente bebés
Apesar de haver muitas opiniões sobre todo o “mundo” infantil, a verdade é que os bebés não deixam de ser bebés e de ficarem assutados. O seu choro não tem o intuito de manipular os crescidos. Eles fazem-no porque sabem que os pais lhes fornecem confiança e segurança – sabem que com eles por perto está tudo bem.