Todos nós começamos por ser duas células muito pequeninas. Uma da mãe e outra do pai. Estas duas células juntam-se e formam uma única célula fertilizada (fecundação).
Às vezes, esta célula fertilizada divide-se e dá origem a irmãos gémeos. Mas também pode acontecer que, em vez de se juntar só uma célula da mãe e outra do pai, se juntam duas células diferentes da mãe a duas células diferentes do pai. Desse encontro, nascem, também, dois irmãos gémeos.
Esta célula fertilizada, que reúne características as genéticas da mãe e do pai, e por isso somos tão parecidos com eles, acomoda-se na barriga da mãe e vai-se dividindo rapidamente em muitas outras células que vão dar origem a todos os órgãos e partes do corpo.
Primeiro, divide-se em dois, depois em quatro, e assim por diante. Ao mesmo tempo que se dividem, vão-se diferenciando entre si. Umas vão dar origem ao corpo do bebé e outras à placenta, órgão que serve para a mãe passar para o seu bebé os alimentos e o oxigénio de que ele precisa para crescer. A placenta é expulsa do corpo da mãe no parto, depois de o bebé nascer.
O nosso corpo é composto por muitos tipos diferentes de células. As células do cabelo são diferentes das células da pele e as células dos músculos diferem das células dos ossos. Mas, todas essas pequenas células que formam o nosso corpo, têm origem numa única célula fertilizada.
Cerca de uma semana após a fertilização, o bebé tem o tamanho da cabeça de um alfinete! Mas continua a crescer e a desenvolver-se e, passadas apenas uma dúzia de semanas, o bebé já tem um aspeto completamente humano, com nariz, pele, unhas, coração e pulmões, por exemplo, apesar de ser ainda um muito, muito pequenino.
Por volta dos quatro meses da gravidez, já é possível ver através de um exame que se faz à barriga da mãe se o bebé é um menino ou uma menina. Os pais também podem ver o seu bebé a dar cambalhotas na barriga e a chuchar no dedo.
A partir desse momento, os pais começam a pensar no nome e a preparar tudo para receberem o seu bebé em casa. O desenvolvimento do bebé demora 9 meses, mas o tempo passa a correr!
Leia também